a revolução das notas musicais um trecho desse texto que apresenta um fato é
Soluções para a tarefa
Resposta:
Lulu
A revolução das notas musicais
problema seríssimo. Você
MI - (quase saindo de cena) O que não é possível?
SOL - MI, aconteceu uma coisa muito grave, estamos com um
MI - (claramente ocupado) Ah, SOL, agora não vai dar. Eu estou cheio de trabalho.
SOL - (indignado) Eu estou dizendo que temos um problema muito grave e você me diz
MI - (para e olha para SOL) Mas é claro que vou trabalhar. Você acha que estou todo
Leia o texto abaixo.
[...] SOL - Mas não é possível!
tem que me ajudar!
5
que vai trabalhar?!
N <OU
B
apressado pra quê? Pra ir à praia tomar sol?
10
SOL – (faz uma expressão de quem não achou graça)
MI – (rindo da própria piada) Desculpe, desculpe. Foi só pra descontrair. Bom, a conversa
tá muito boa, mas eu tenho que ir e...
SOL - Tinha. Você tinha que ir. Agora você vai ficar aqui e me ajudar.
MI-(começa a ficar levemente preocupado) Mas o que é que está acontecendo, afinal de contas?
15
SOL – (direto, sem rodeios) O DÓ fugiu.
MI – (devagar, após uma pausa) Sei, fugiu.
SOL- É, fugiu. O DÓ saiu da escala musical. A música não tem mais a nota DÓ! [...]
MI - Sei, sei. E fugiu pra onde?
SOL – Esse é o problema. Ninguém sabe onde está o DÓ.
20
A essa altura, DÓ já está na plateia vestido de humano, tendo a plateia como cúmplice de
seu disfarce. [...]
MI - (numa explosão emocional) O DÓ fugiu!! E agora? E agora? (muito dramático) Adeus,
músicas em DÓ! (continua em crise emocional. SOL vai conseguindo acalmá-lo aos poucos)
SOL - Calma, calma. Nós vamos achar uma solução junto com as outras notas.
25 MI - Elas ainda não sabem?
SOL-Acho que não. Mas as pessoas [...] já perceberam. A nota DÔ sumiu de todas as músicas.
MI – Bom, então o melhor a fazer é chamar todas as outras para uma reunião. (ainda muito
nervoso) Fica calmo, fica calmo. Vai dar tudo certo. [...]
(Saem apressados. Música incidental agitada faz a passagem da cena. Volta SOL
30 procurando por LÁ)
SOL - LÁ! LÁ! Mas que coisa. Ele devia estar aqui. LÅ! LAI (Entra LÀ, mas SOL não
percebe. Por um tempo, continua o jogo entre os dois) [...]
BOURDOT, Alessandra. A revolução das notas musicais Disponível em: http://bit.ly/30AOC Acesso em 5 ago 2020 Adaptados
Reforma Ortografica. Fragmento (POT016017_SUP)
21) (P07016017) Nesse texto, no trecho "... tendo a plateia como cúmplice de seu disfarce." (l 20-21). a
expressão em destaque foi utilizada para
A) demonstrar que o personagem DO estava deixando a plateia nervosa.
B) indicar que a plateia estava preocupada com o sumiço do personagem DO.
C) mostrar que a plateia estava vendo o que o personagem DO estava fazendo
D) revelar que o personagem Do estava sendo dramático com a plateia.
22) (P07016417) Nesse texto, o termo em destaque no trecho "Ele devia estar aqui." (2. 31) retoma
A) DO.
B) LA
C) MI.
D) SOL
23) (P07016617) Um trecho desse texto que apresenta um fato é:
A) "... estamos com um problema serissimo.". (23)
B) ... a conversa tá muito boa, mas eu tenho que ir..." (L. 11-12)
C) "O DO saiu da escala musical.". (17)
D) "Acho que não.". (l. 26)
13
BLOSPO
e a letra a o motivo
Explicação:
confia