ENEM, perguntado por lgmoraes6797, 11 meses atrás

A Revolta da Vacina (1904) mostrou claramente o aspecto defensivo, desorganizado, fragmentado da ação popular. Não se negava o Estado, não se reivindicava participação nas decisões políticas; defendiam-se valores e direitos considerados acima da intervenção do Estado.
CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Cia. das Letras, 1987 (adaptado).
A mobilização analisada representou um alerta, na medida em que a ação popular questionava
A a alta de preços.
B a política clientelista.
C as reformas urbanas.
D o arbítrio governamental.
E as práticas eleitorais.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
502

É correta a alternativa D.

A Revolta da Vacina, que teve o seu estopim com a vacinação obrigatória, foi motivada pela percepção popular de que o modelo de reurbanização posto em prática pela República Velha (o que incluía a derrubada de bairros pobres inteiros e a realocação forçada de incontáveis famílias) era intolerável.

Deste modo, o protesto, cujo o estopim, a rejeição da vacina, era claramente retrógrado, teve a adesão de setores populares progressistas (como parte dos militares, que duas décadas mais tarde protagonizariam o movimento tenentista, e parte dos estudantes universitários), de modo a organizar um protesto geral contra o governo.

Perguntas interessantes