“A resposta à questão do ser somente poderá ser buscada a partir da análise do ente ao qual, por sua própria essência, compete a compreensão do ser. Esse ente entre todos privilegiado é o homem, ‘pastor do ser’, ‘clareira’ onde o ser se manifesta. A abordagem da questão ontológica só é possível, com efeito, a partir da consideração do ente que indaga sobre o ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: ZUBEN, Newton Aquiles Von. A fenomenologia como retorno à ontologia em Martin Heidegger. Trans/form/ação. Marilia (UNESP) vol. 34, n. 2. p. 85-102, 2011, p. 88.
Disponível também em: . Acesso em 28 dez. 2014.
A partir do fragmento de texto acima e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito de Martin Heidegger e suas proposições teóricas, classifique as afirmativas a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
I. ( ) A principal preocupação de Heidegger, em suas proposições, estava fundada na metafísica e não na fenomenologia.
II. ( ) A proposição de Heidegger sobre o ser humano pode ser considerada inspiração para a concepção filosóficas existencialista.
III. ( ) Os escritos de Heidegger sobre o Dasein são fundamentados nos preceitos de uma psicologia filosófica.
Agora, assinale a sequência correta:
A
F – F – V.
B
V – F – F.
C
F – V – F.
D
V – V – F.
E
V – F –V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D V – V – F.
Explicação:
A afirmativa I é correta: “Mas, Heidegger, em vez de procurar firmar a filosofia como campo de investigação autônomo e fundamento das ciências, como Husserl havia feito, tem como principal preocupação a metafísica. ” (livro-base, p. 124); da mesma forma que é correta a afirmativa II: “por meio da análise da existência humana de um ponto de vista fenomenológico, Heidegger se tornou a principal fonte de inspiração de outra corrente filosófica conhecida como existencialismo” (livro-base, p. 124,125). Já, a afirmativa III é falsa: “esse autor está interessado na questão do ser, mas, ao tentar abordá-la por meio de uma antropologia filosófica, isto é, por meio da análise da existência humana de um ponto de vista fenomenológico, Heidegger se tornou a principal fonte de inspiração de outra corrente filosófica conhecida como existencialismo”