A Resolução CONAMA n° 357/05 dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seuenquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes. Suponha que a condição da águade um córrego, para utilização em sistemas de abastecimento à população, possa ser definida com apenas quatro parâmetros:demanda bioquímica de oxigênio (DBO), avaliada durante 5 dias a 20 ºC, oxigênio dissolvido (OD), pH e turbidez.A tabela abaixo apresenta os resultados das análises de amostras de águas obtidas em cinco córregos diferentes.Para qual dos cursos d’água poderia ser utilizada a tecnologia de filtração direta para tratamento da água de abastecimento?(A) P(B) Q(C) R(D) S(E) T
#ENADE
Soluções para a tarefa
Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências
(A) P
A filtração direta consiste em um sistema utilizado nas estações de tratamento de água (ETA) que inicialmente coagula/flocula a água bruta, e em seguida filtra a água de forma ascendente ou descendente.
A filtração visa reduzir a turbidez e concentração de algas, adequando a água aos padrões requeridos. É indicado para sistemas com turbidez baixa (20 - 30 UNT) e baixa concentração de algas (baixa DBO).
Analisando a tabela podemos observar que apenas os córregos P e T tem turbidez próxima ao ideal, porém o córrego T tem alta DBO, indicando que há uma concentração maior de algas. Portanto, apenas o córrego P irá satisfazer os parâmetros limite da filtração direta.
Bons estudos!