"A reflexão acerca da norma culta e das variedades linguísticas, parte do pressuposto de que o modo de falar de um indivíduo revela suas características sociais, pois toda língua comporta variações em função da identidade do emissor e do receptor; e das condições sociais de produção discursiva" (CAMACHO, 2001, p. 34)
Soluções para a tarefa
A alternativa D é adequada para variáveis padrão e linguísticas. Reconhecer variações socioculturais, geográficas, históricas, estilísticas e sua legitimidade previne a violência simbólica no comportamento educacional resultante da imposição de uma única norma autoritária.
Norma culta e as variáveis linguísticas
Existem quatro tipos de variantes de linguagem:
- variações diatópicas (geográficas);
- variações diacrônicas (históricas);
- variações diastrásicas (grupo social);
- variações diafágicas (formais e informais).
Como a língua padrão de um país não é uniforme, as diferentes formas de falar uma língua nacional são chamadas de variações linguísticas. Por exemplo, no Brasil essas variantes são reconhecidas em vários dialetos existentes:
- mineiro
- carioca
- gaúcho
- baiano
- pernambucano
- sulista
- paulista
A importância das variações reside no fato de serem elementos históricos, podem moldar identidades e sustentar estruturas de poder.
Alternativas:
a. Não devemos aceitar a heterogeneidade da língua.
b. As formas alternativas de expressão não podem conviver harmoniosamente na sala de aula; cabe ao professor discriminá-las, fornecendo ao aluno as chaves para ele perceber as diferenças de valor social entre as variedades, mas lhe mostrar o padrão correto.
c. O conhecimento das diversas variações – socioculturais, geográficas, históricas e estilísticas, entre outras –, e da sua legitimidade consiste na ação pedagógica autoritária, violência simbólica resultante da imposição de uma única norma prestigiada.
d. O conhecimento das diversas variações – socioculturais, geográficas, históricas e estilísticas, entre outras –, e da sua legitimidade impede que haja, na ação pedagógica, violência simbólica resultante da imposição de uma única norma prestigiada.
e. Deixa de ser necessário o estudo da língua sob outra ótica.
Leia mais sobre norma culta em: https://brainly.com.br/tarefa/21045568
#SPJ4