História, perguntado por Duda66711, 1 ano atrás

A que orgãos correspondiam os poderes Executivo,Legislativo e Judiciario

Soluções para a tarefa

Respondido por LeoMVL
17
Atribuiçoes do poder executivo (União): encaminhar proposta de lei ao Congresso; sancionar ou vetar projetos de lei aprovados no mesmo; encaminhar proposta orçamentária e planejar reformas estruturais para o país que ficam a cargo do parlamento quanto a sua tramitação, discussão, votação e aprovação. Do poder legislativo (Congresso Nacional): votar projetos de lei assim como encaminhá-las para sanção presidencial após sua aprovação; receber sugestões de novas leis acerca de iniciativa popular e decidir sobre várias questões de importância para o país, como aprovar inúmeros projetos que viram leis em todas as instâncias da vida nacional. Do poder judiciário: julgar crimes comuns cometidos por autoridades (presidente e vice-presidente da república, por exemplo) e condenar tais envolvidos de forma a implicar sua cassação e perda de direitos políticos. Recentemente, o TSE cassou o mandato do governador Marcelo Miranda (PMDB) e seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS), por prática de abuso do poder político. Órgãos: STF, STJ, TSE, TST, STM e TRF. Nos estados, os órgãos correspondentes dos 3 poderes da república são: Governadores (poder executivo), deputados estaduais e distritais (poder legislativo) e Tribunal de contas assim como o TRE, TJ e TRT(poder judiciário).
Respondido por gamerextrerme
11
Atribuiçoes do poder executivo (União): encaminhar proposta de lei ao Congresso; sancionar ou vetar projetos de lei aprovados no mesmo; encaminhar proposta orçamentária e planejar reformas estruturais para o país que ficam a cargo do parlamento quanto a sua tramitação, discussão, votação e aprovação. 

Do poder legislativo (Congresso Nacional): votar projetos de lei assim como encaminhá-las para sanção presidencial após sua aprovação; receber sugestões de novas leis acerca de iniciativa popular e decidir sobre várias questões de importância para o país, como aprovar inúmeros projetos que viram leis em todas as instâncias da vida nacional. 

Do poder judiciário: julgar crimes comuns cometidos por autoridades (presidente e vice-presidente da república, por exemplo) e condenar tais envolvidos de forma a implicar sua cassação e perda de direitos políticos. Recentemente, o TSE cassou o mandato do governador Marcelo Miranda (PMDB) e seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS), por prática de abuso do poder político. Órgãos: STF, STJ, TSE, TST, STM e TRF. 

Perguntas interessantes