Português, perguntado por rosanycastro217, 10 meses atrás

a) Qual é a função do pronome demonstrativo "esta"?

b) Qual é a função do pronome pessoal "eles"?

c) Como se classificam os dois mecanismos de progressão temática identificados?

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynara3345
17

Resposta:

A) Os pronomes demonstrativos são os que indicam o lugar em que uma pessoa ou coisa se encontra. Isto é, a posição dos seres em relação às três pessoas do discurso.

B) São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala

C)A progressão temática é um procedimento utilizado pelos enunciadores para dar sequência a seus textos, orais ou escritos. Ela consiste em fazer o texto avançar apresentando informações novas sobre aquilo de que se fala, que é o tema.

Um requisito para a construção do texto, conhecido por todos os falantes, é que ele tenha unidade temática (mantenha ‘o fio da meada’), e, ao mesmo tempo, apresente informações novas sobre o tema. Um texto sobre gripe, por exemplo, não pode mudar de tema aleatoriamente e passar a tratar de furacão ou telefone celular. Mas, para ser aceito como texto, precisa falar de diferentes aspectos da gripe: o que é, que riscos traz para o doente, quais são os meios de contágio, o que se deve fazer para evitá-la, qual é o tratamento, etc. Assim, do ponto de vista funcional, a organização e hierarquização das unidades semânticas do texto se concretizam por meio de dois eixos de informação, denominados tema (tópico) e rema (comentário). Considera-se como tema do enunciado o que se toma como base da comunicação, aquilo de que se fala, e como rema aquilo que se diz sobre o tema. De modo geral, o tema é uma informação dada, já apresentada ao ouvinte ou leitor, ou que pode ser facilmente inferida, depreendida por ele, a partir do contexto ou do próprio texto. O rema apresenta informação nova que é introduzida no texto.

O texto progride pela articulação entre esses eixos de informação. É possível que mantenha um tema único e apresente sobre ele vários remas, várias informações novas. Mas é possível, também, que o tema ou tópico principal se desdobre em subtemas ou subtópicos, fazendo o texto avançar.

Pode-se pensar a progressão temática no plano global do texto – qual é o tema geral, como ele se desdobra em partes ou parágrafos, de que aspecto trata cada um deles, introduzindo ou não novos subtemas. Mas pode-se também apreender a progressão temática no modo como os temas e remas se encadeiam em frases que se sucedem no texto. Por exemplo, quando o tema de uma frase passa a ser o rema da frase seguinte e o rema desta passa a ser o tema da seguinte, tem-se a progressão temática linear, como acontece no trecho: Coelho lembra Páscoa. Páscoa lembra chocolate (Páscoa, que faz parte do rema na primeira frase, passa a ser o tema da segunda). Quando um mesmo tema é mantido em frases sucessivas do texto, tem-se a progressão temática com tema constante, como na sequência: Os peixes-bois são os únicos mamíferos aquáticos herbívoros. Eles vivem em águas rasas nas regiões subtropicais e estão ameaçados de extinção. O tema dessa passagem é os peixes-bois, que é retomado pelo pronome eles e por uma elipse na terceira oração: [eles, os peixes-bois] estão ameaçados de extinção.

Essas formas de progressão aparecem, em geral, combinadas entre si e articuladas com os  procedimentos de manutenção do tema do texto. A manutenção e a progressão do tema são requisitos indispensáveis para a coesão e para a coerência textual. Na prática pedagógica, devem ser trabalhados tanto em textos bem-construídos, que servem de referência para o aluno, quanto em textos problemáticos em termos de progressão temática, situação em que devem ser apontadas alternativas para sua adequação. Essa prática contribui para o desenvolvimento da competência textual e comunicativa do aluno.

ESPERO TER AJUDADO.

Perguntas interessantes