Geografia, perguntado por leonardohenrique1569, 8 meses atrás

A)    Quais problemas atingiram a Ucrânia com relação á disputa geopolítica em que foi envolvida ?
 

Soluções para a tarefa

Respondido por marialarasilva03
10

Resposta:

Em novembro de 2013 iniciou-se, na Ucrânia, uma onda de protestos em torno do parlamento do país, cuja motivação principal era a não assinatura de um tratado de livre-comércio comércio com a União Europeia. Esse episódio acirrou ainda mais as diferenças entre os dois principais grupos políticos ucranianos: os “pró-ocidente” e os mais próximos à Rússia.

A decisão de “adiar” o acordo, tomada pelo governo ucraniano, foi em grande parte motivada pela influência russa no país, que não vê com bons olhos a sua aproximação com o bloco europeu. Uma significativa parcela da população e grupos políticos opositores ficaram bastante descontentes com a postura submissa do governo e iniciaram as manifestações que, apesar da renúncia do primeiro-ministro Mykola Azarov em janeiro de 2014, parecem ainda estar longe de acabar.

A Ucrânia é um país de regime semipresidencialista, ou seja, o gabinete e as funções executivas nacionais são divididos entre o presidente (com mandato de cinco anos) e o primeiro-ministro, além de uma influência mais destacada do parlamento. O presidente ucraniano é Viktor Yanukovich, uma personalidade polêmica no país em virtude dos eventos eleitorais relacionados com a Revolução Laranja de 2004, o que o torna inimigo de uma poderosa e influente oposição “pró-ocidente”, a mesma que atualmente lidera boa parte das manifestações no país.


leonardohenrique1569: Resumo
leonardohenrique1569: pfv
marialarasilva03: Em 2014 a Ucrânia passou por grandes conflitos e mudanças no seu território.

Com grande interesse por parte da UE e Rússia, a Ucrânia recebeu ofertas de ambas, esta queria que a Ucrânia continuasse sobre seu domínio e aquela almejava o ingresso no bloco pelo grande potencial econômico ucraniano devido ao gás natural. A Ucrânia aceitou a oferta russa o que gerou revolta em grande parte da população que esperava o ingresso na União europeia.
marialarasilva03: Após diversas manifestações, um conflito muito importante foi sobre o domínio da Crimeia, território uma vez russo dado de presente durante a guerra fria, que tinha grande parte da população obviamente russa, teve 96,8% de aprovação à reintegração no domínio russo.
Perguntas interessantes