A proposta do moderno sistema escravocrata implantado pelos europeus nas Américas, a partir da exploração da força de trabalho africana, encontra-se fundamentalmente organizada em torno de um modo ainda mais radical de enxergar a escravidão como diferença. Para os colonizadores, um grupo humano específico traria na cor da pele os sinais de uma suposta inferioridade, conforme os interesses comerciais e monárquicos que começavam a despontar na época
Soluções para a tarefa
Devido a preceitos mercantilistas e raciais, a escravidão praticada pelos europeus era diferente da escravidão da antiguidade. Alternativa C.
Por que a escravidão praticada pelos europeus era tão singular?
Os europeus que utilizaram os negros africanos para desenvolver os territórios colonizados, tais como os portugueses, ingleses e franceses, afirmavam que apenas davam prosseguimento ao escravismo visto em sociedades como a romana e a própria comunidade africana.
Contudo, demais povos antigos encaravam o escravismo de maneira diferenciada, o mantendo para instituir a disciplina ou assegurar a dominação sobre povos conquistados, dispensando, assim, o caráter cruel assumido pelos europeus frente aos africanos, pautando-se em superioridade para castigá-los.
O caráter mercantilista diz respeito à escravidão como negócio, sendo exatamente o que esse processo se tornou, já que era barato trazer os grandes grupos para a América, pois seu trabalho era totalmente gratuito.
Abaixo, o complemento da questão:
Segundo o que é afirmado no texto, a escravidão implantada pelos europeus diferia da escravidão na Antiguidade por:
- A) favorecer a integração de diferentes etnias e proibir os castigos físicos;
- B) acontecer de maneira isolada e envolver questões puramente religiosas;
- C) possuir um caráter Mercantil e utilizar um critério de discriminação racial;
- D) ocorrer por causa das dívidas e resultar em conflitos por controle territorial.
Aprenda mais sobre a escravidão praticada pelos europeus: brainly.com.br/tarefa/1150171
#SPJ4