Psicologia, perguntado por redaiurdouh423, 11 meses atrás

A professora do 2º ano do fundamental, Jordana, observou que um de seus alunos não conseguia concluir a tarefa em tempo hábil, por se dispersar constantemente. Adotando a postura investigativa, observou o aluno durante diversos momentos da rotina escolar para levantar dados e verificou o seguinte:
♦ Aluno perde materiais com frequência.
♦ Requer mediação sistematizada e, mesmo assim, por vezes, não conclui as atividades propostas nas diferentes áreas, inclusive educação física.
♦ Interrompe colegas e professores com frequência para responder questões antes que o interlocutor conclua o raciocínio.
♦ Não apresenta controle motor adequado para a sua idade e experiência sociocultural.

A professora, então, decide promover alterações em sua rotina e no ambiente escolar, com a finalidade de potencializar as habilidades de atenção, concentração e controle motor voluntário do aluno. Ela está adotando essa postura, pois suspeita que o aluno possa apresentar:
ALTERNATIVAS

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.


Transtorno global do desenvolvimento.


Transtorno emocional.


Transtorno mental.


Transtorno intelectual.


redaiurdouh423: pag 169
alanpercussaoouowse: letra A -transtorno de deficit de atenção e hiperatividade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
11

Olá!

A alternativa A é a que melhor se aplica como correta. TDAH.

Partindo deste ponto, notamos que no caso exposto, a criança poderá ter esse transtorno ao longo da vida, porém, é importante a análise, e, a busca por tratamentos de psicoterapia a fim de proporcionar um equilíbrio entre as ações desse indivíduo em relação ao espaço ao seu redor, sem que ele precise se afastar da turma e ser educado em uma turma especial, pois pela avaliação do caso a mudança na rotina escolar e o estímulo são ferramentas que irão colaborar com o tratamento.

Além disso, sabe-se que o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Geralmente pode ocorrer por causas genéticas, e, cientistas analisam esse quadro ocorrente em cerca de 5 porcento das crianças, podendo se complicar caso relações familiares e cotidianas prejudiquem o desenvolvimento da criança, sendo a partir dessa fase que geralmente o TDAH se desenvolve.


Por fim, dentre alguma das problemáticas que envolvem a criança com TDAH temos: A desatenção quanto atividades em sala de aula;= A perda de materiais também devido a desatenção; Além da necessidade do uso de remédios como a Ritalina para realizar atividades.

Até mais!

Perguntas interessantes