A Profa. Ana Mae Barbosa aponta para um problema de interpretação muito grave da Metodologia Triangular ou Abordagem Triangular, que “é pensar que há uma hierarquia de atividades, isto é, primeiro a leitura da obra de arte, depois a contextualização e finalmente o fazer, a criação”. (1998. p. 39)
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
Com base na informação apresentada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os três pilares da abordagem não são fases ou etapas da aprendizagem.
PORQUÊ
II. A leitura da obra de arte, o fazer e a contextualização são processos mentais interligados que possibilitam a aprendizagem em arte.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
Incorreta A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Resposta Correta:
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I.
Feedback da resposta: Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta. As duas asserções são verdadeiras e a asserção II complementa a asserção I pois, segundo a autora, os três pilares da abordagem não são fases ou etapas da aprendizagem, mas processos mentais interligados que possibilitam a aprendizagem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
I é verdadeira. Não é como se houvesse um roteiro direto, que sai de A, passa por B e chega a C, sendo cada uma das etapas um pouco mais complexa e superior às outras, e sim um processo dinâmico que envolve as três coisas ao mesmo tempo como forma de compreensão do fenômeno artístico.
II é verdadeira. Não podemos experimentar uma obra de arte sem, em algum grau, compreender-lhe o contexto, e não podemos criar uma obra de arte sem também experimentar aquilo que criamos ao mesmo tempo em que criamos.
II explica e justifica I.
É correta a alternativa B.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás