Biologia, perguntado por santosannelyse, 4 meses atrás

A população de uma cidade utiliza diretamente as águas de um rio para diferentes práticas, como consumo (o fornecimento de água desta cidade é oriunda deste rio), recreação e lazer (natação, esportes aquáticos), navegação e pesca. Inclusive, boa parte do mercado de peixes é abastecido a partir deste rio. Você, especialista na área ambiental e membro do Comitê de Bacia Hidrográfica da sua região, precisa auxiliar na classificação deste rio. Logo, responda aos seguintes questionamentos: ​​​​​​​- Qual ferramenta você julga ser mais apropriada para esta prática? - Na sua opinião, quais devem ser os parâmetros analisados de forma inicial, visando a uma rápida e fácil obtenção, custo baixo e representatividade da qualidade da água? - Realizar a análise da água representa a realidade do recurso hídrico?

Soluções para a tarefa

Respondido por rebecarodriguessabin
1

Resposta:

- Qual ferramenta você julga ser mais apropriada para esta prática?

Uma excelente ferramenta que pode auxiliar na classificação das águas do rio é o Índice da Qualidade das Águas (IQA), que avalia a qualidade da água bruta. Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA são, na maioria, indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos, dejetos sólidos e efluentes industriais. Com o auxílio do IQA, será possível determinar faixas de qualidade, que podem variar de muito ruim a excelente, de acordo com os resultados obtidos nos parâmetros analisados.

- Na sua opinião, quais devem ser os parâmetros analisados de forma inicial, visando a uma rápida e fácil obtenção, custo baixo e representatividade da qualidade da água?

Você pode analisar os próprios parâmetros indicados pelo IQA, sendo os seguintes: oxigênio dissolvido (OD), coliformes fecais, DBO, pH, nitrogênio amoniacal, fosfato total, sólidos totais e turbidez. Os resultados para estes parâmetros são de rápida obtenção e com custo relativamente baixo. Após a obtenção dos resultados, você deve realizar os comparativos destes com a Resolução CONSEMA 357 de 2005 e com a Resolução CONSEMA 430 de 2011, a fim de descobrir em qual classe as águas serão enquadradas. Caso a classe seja 3 ou 4, devem ser feitas análises complementares, principalmente em se tratado de metais que possam estar presentes.

- Realizar a análise da água representa a realidade do recurso hídrico?

Não, realizar apenas uma análise de um ponto do rio, visando a sua classificação, não é correto nem representa a realidade desse recurso hídrico. Você deve realizar análises ao longo de toda a extensão do rio, ou seja, quanto maior a distância e o número de amostras coletadas em diferentes pontos, melhor e mais confiável será a interpretação dos resultados. Não basta fazer apenas uma análise, pois ela não será representativa, visto que pode haver lançamentos de efluentes ou dejetos em outros pontos do rio. Uma única amostra da água não iria englobar estes pontos e poluentes. Você deve coletar as águas na calha central do rio, para conferir maior precisão dos resultados. Nestes pontos, há um maior revolvimento das águas, o que favorece na uniformidade das amostras.

Explicação:

Perguntas interessantes