A política trabalhista de Getúlio Vargas (1930-1945) diferenciou-se da praticada na Primeira República (1889-1930), pois (A) permitiu a liberdade de organização sindical, desde que fossem seguidas as regras do Ministério do Trabalho. (B) passou a tratar a questão operária como "caso de polícia", reprimindo as greves e deportando estrangeiros. (C) estabeleceu uma legislação paternalista e assistencialista, a fim de manter o controle sobre o operariado. (D) implementou medidas populistas que asseguraram direitos aos trabalhadores rurais e urbanos, sem distinção. (E) estimulou o apoio do movimento operário ao Estado, por meio da divulgação de ideologias de esquerda.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa C, Vargas foi populista, estabelecendo uma legislação assistencialista para controle ideológico do operariado.
Respondido por
2
É correta a alternativa C, já que na Primeira República (República Velha ou República Oligárquica), o poder era exercido por parte dos latifundiários e o Estado era usado como uma máquina para garantir os seus interesses.
Por causa disto frequentemente reprimiam as manifestações do proletariado e dos camponeses. Vargas, ao assumir o poder, passou a adotar uma estratégia diferente: fazer algumas concessões políticas e se apresentar como um defensor dos mais pobres para, com isto, conseguir se firmar como o grande representante político das massas e se perpetuar no poder.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
História,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás