História, perguntado por Millymoreira6918, 10 meses atrás

Em decorrência da situação descrita no texto, (A) as divergências doutrinárias levaram o rei a separar-se da Igreja Católica, criando uma nova religião com base nas teses de Lutero. (B) o rei rompeu com a Igreja de Roma, apoiado pelo Parlamento, que o tornou chefe supremo da Igreja da Inglaterra, fortalecendo seu poder. (C) o Parlamento inglês confirmou a decisão papal, o que fez o rei dissolvê-lo, concretizando seu absolutismo e o controle sobre a Igreja. (D) a decisão do papa gerou um conflito bélico entre a Inglaterra e a Espanha, que contou com o auxílio do Sacro Império. (E) os bens da Igreja foram confiscados pelo Estado, que os cedeu à burguesia, cujo apoio foi fundamental à consolidação do absolutismo.

#UFPR
#VESTIBULAR

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

É correta a alternativa B, tendo estabelecido para tanto o Ato de Supremacia, que realizou o confisco de todas as propriedades da Igreja Católica no reino e a expulsão de todos os sacerdotes que se mantivessem fiéis ao catolicismo.

Isto acabou criando um atrito interno entre os súditos católicos e os súditos que se converteram ao anglicanismo (a nova religião, criada pela monarquia e que tinha o monarca como líder temporal), o que mais tarde seria uma das forças de conflito da Guerra Civil Inglesa.

Perguntas interessantes