A polis, mais do que espaço de existência compartilhado, representa na cultura grega antiga a possibilidade de humanização através da efetiva participação nos interesses da coletividade. O mundo dos homens ordena-se por princípios regulares que podem ser racionalizados através da reflexão filosófica e política. Sobre o conceito de polis, assinale a alternativa CORRETA:
a)A consciência de cidadania, que desde tempos imemoriáveis pertencia à aristocracia, fazia com que o cidadão exigisse e lutasse por garantias de vida privada e comum, já que ambas constituíam uma só. Seguramente é por este fato que Aristóteles define o homem como um animal político: um ser com qualidade de cidadão.
b)A escolha de um modo de vida digno, condicionado à ação política, dependia de uma pré-condição determinante: o exercício da liberdade. Para o grego, todo homem, com exceção dos escravos e mercadantes, deveria ser livre. Era a noção de liberdade que representava o diferencial entre um grego e um bárbaro.
c) A convivência nas castas gregas é que conferia ao cidadão grego um sentimento de individualidade, que não resistia nenhum espaço para o coletivo, o que foi fundamental para a consolidação do modelo político emergido das polis.
d)A concepção de polis, presente na obra de Homero, embora retrate a cultura grega, distancia-se do conceito político que depois fundamentou o pensamento político da Grécia.
Soluções para a tarefa
Resposta: LETRA A
Explicação: A pólis – o cosmos político – dá ao homem grego, ao lado de sua vida privada, a vida de cidadão, permitindo a identificação de uma segunda existência: o comum, através do qual o homem realiza suas virtudes de convivência política. A identidade de um grego não era restrita a seu nome e a de seu pai, mas de sua cidade de origem. A consciência de cidadania, que desde tempos imemoriais pertencia à aristocracia, fazia com que o cidadão exigisse e lutasse por garantias de vida privada e comum, já que ambas constituíam uma só. Seguramente é por este fato que Aristóteles define o homem como um animal político: um ser com qualidade de cidadão.
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
A) A consciência de cidadania, que desde tempos imemoriáveis pertencia à aristocracia, fazia com que o cidadão exigisse e lutasse por garantias de vida privada e comum, já que ambas constituíam uma só. Seguramente é por este fato que Aristóteles define o homem como um animal político: um ser com qualidade de cidadão.