(Enem) —
A madrasta retalhava um tomate em fatias, assim finas, capaz de envenenar a todos. Era possível entrever o arroz branco do outro lado do tomate, tamanha a sua transparência. Com a saudade evaporando pelos olhos, eu insistia em justificar a economia que administrava seus gestos. Afiando a faca no cimento frio da pia, ela cortava o tomate vermelho, sanguíneo, maduro, como se degolasse cada um de nós. Seis. O pai, amparado pela prateleira da cozinha, com o suor desinfetando o ar, tamanho o cheiro do álcool, reparava na fome dos filhos. Enxergava o manejo da faca desafiando o tomate e, por certo, nos pensava devorados pelo vento ou tempestade, segundo decretava a nova mulher. Todos os dias – cotidianamente – havia tomates para o almoço. Eles germinavam em todas as estações. Jabuticaba, manga, laranja, floresciam cada um em seu tempo. Tomate, não. Ele frutificava, continuamente, sem demandar adubo além do ciúme. Eu desconhecia se era mais importante o tomate ou o ritual de cortá-lo. As fatias delgadas escreviam um ódio e só aqueles que se sentem intrusos ao amor podem tragar.
QUEIRÓS, B. C. Vermelho amargo.
São Paulo: Cosac & Naify, 2011.
Ao recuperar a memória da infância, o narrador destaca a importância do tomate nos almoços da família e a ação da madrasta ao prepará-lo. A insistência nessa imagem é um procedimento estético que evidencia a
A
saudade do menino em relação à sua mãe.
B
insegurança do pai diante da fome dos filhos.
C
raiva da madrasta pela indiferença do marido.
D
resistência das crianças quanto ao carinho da madrasta.
E
convivência conflituosa entre o menino e a esposa do pai.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
Resposta E
Explicação:
Em Vermelho amargo, prosa poética de cunho autobiográfico, o escritor Bartolomeu Campos de Queirós narra as difíceis memórias afetivas da sua infância. A precisão da escolha vocabular da narrativa que reproduz a preparação do tomate para o almoço da família (“retalhava”, “Afiando a faca no cimento frio”, “sanguíneo”, “como se degolasse cada um de nós”, “fatias delgadas escreviam um ódio”) expressa sensações dolorosas do menino que teve de aprender a lidar com a madrasta enquanto ainda sofria com a perda da mãe.
Respondido por
0
Resposta:
E
Explicação:
convivência conflituosa entre o menino e a esposa do pai
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás