Sociologia, perguntado por GiuhDias10911, 1 ano atrás

A piada e o humor não se encontram no vazio das relações sociais e por isso muitas vezes dialogam com estereótipos e preconceitos. Os alvos do humor, em muitos casos, são justamente as parcelas da sociedade desprovidas de direitos, tratamento e oportunidades de maneira equitativa. a)De que forma o grupo estudado é desqualificado pela piada?

b)Quais estereótipos são associados ao grupo?

c)Quais são as reivindicações e a forma de mobilização dos grupos tratados de forma estereotipada pelas piadas?

(alguém pode me ajudar por favor ? obrigada)

Soluções para a tarefa

Respondido por consultorgeral
186

Então, diante da questão formulada, não ficou bem determinado quantos ou quais grupos específicos poderiam ser analisados nesta questão, entretanto cabe uma resposta genérica para cada item, vejamos:

a)De que forma o grupo estudado é desqualificado pela piada?

Resposta: a partir do momento em que um grupo recebe destaque “negativo”, certamente estão envolvidos fatores econômico-sociais, culturais e até mesmo religiosos. A intolerância racial ou de gênero, também são fatores que podem ser associados neste mesmo contexto. As piadas, infelizmente trazem consigo uma “carga cultural” de preconceito, ou seja, rótulos que vem sendo difundidos de geração em geração, desta forma tais grupos além de excluídos, serão postados à margem da sociedade, daí a desqualificação pelas piadas

b)Quais estereótipos são associados ao grupo?

Resposta: Geralmente os indivíduos de fato excluídos da sociedade, seja na falta de representatividade, seja no impedimento ao acesso das oportunidades disponibilizadas para a maioria da população. Em relação a estereótipo “específico”, existem características que podem prejudicar de forma mais incisiva, como por exemplo: manifestação pública de ideologia cultural ou religiosa (fora dos padrões sociais); manifestação pública de ideologia de gênero (fora dos padrões sociais e religiosos); exercício da liberdade de pensamento e expressão, contrários às normas “ideológicas” de uma sociedade. (tudo aquilo que é diferente, ousado ou polêmico, incomoda)

c)Quais são as reivindicações e a forma de mobilização dos grupos tratados de forma estereotipada pelas piadas?

Resposta: Primeiramente “respeito” e em um segundo momento “representatividade” que conduz a uma inevitável “participação” na sociedade. A falta de respeito e representatividade, geram nestes grupos a sensação de exclusão, que conduz à mobilização. É um processo natural, onde o indivíduo buscará outros de seu mesmo grupo para juntos tentarem mudar o cenário em que vivem, pela divulgação de sua ideologia e solicitação de respeito às suas convicções. (lembrando que existem legislações nacionais que garantem estes direitos, mesmo às vezes contrárias às ideologias culturais de uma sociedade)

Perguntas interessantes