Psicologia, perguntado por pekauitaa, 11 meses atrás

A PCO é uma empresa nacional, líder de mercado em seu segmento. Consciente do posicionamento e da força de sua marca, desenvolveu uma cultura organizacional extremamente forte. A cultura é fundamentada em três valores que persistem desde a sua fundação em 1990, e estão presentes em placas estrategicamente dispostas nos departamentos, em publicações internas, e são apresentados em todas as reuniões e eventos (internos e externos). São eles:

1) “Respeito às pessoas”, norteador das políticas de recursos humanos.
2) “Excelência no que faz”, fundamenta os processos gerenciais e políticas de qualidade.
3) “Experiências extraordinárias aos clientes”, conduz as diretrizes de relacionamento com clientes.

Em 2018, depois das demissões, o quadro de estagiários e temporários aumentou. Esse grupo tem apresentado um sentimento de incerteza, e por vezes, alegam serem discriminados, não desfrutam dos mesmos benefícios que a PCO oferece aos colaboradores vinculados ao regime CLT. Nota-se, inclusive, insatisfação por portarem um tipo de crachá diferente dos demais. Um funcionário terceirizado reclamou no RH, expressando seu descontentamento e utilizou a seu favor um dos valores da empresa, “respeito ao indivíduo”. Além disso, o perfil dos colaboradores representa diversas faixas etárias, com mentalidades diferentes. Essas diferenças reforçam a formação de subgrupos e problemas de comportamentos, pois as pessoas reagem de maneira distinta às propostas de mudanças.
Proposta de mudança
A PCO pretende influenciar o mercado por meio da inovação, estar continuamente aprendendo e desenvolvendo novas competências organizacionais para criar valor e diferenciais competitivos. Quer ser uma empresa world class ‒ empresa classe mundial ‒ isto é, implantar políticas para alcançar “zero defeito” desenvolvendo uma cultura voltada para “qualidade”. A proposta visa também aumentar os resultados com o mínimo de conflito, estabelecer diretrizes considerando papéis e responsabilidades, definir padrões de resultados financeiros para áreas.
As equipes serão avaliadas por desempenho, considerando: satisfação do cliente e motivação das pessoas, ou seja, o colaborador deve se comprometer com as metas e lutar pelos resultados, portanto, a liderança deve criar um clima para aceitação de novos desafios, motivar as pessoas ao engajamento, incentivar a mudança de comportamento e internalizar a cultura de qualidade e do intraempreendedorismo, isto é, agir como “donos do negócio”.
Processo de mudança
A liderança iniciará o processo de disseminação dos valores e estratégias que irão nortear os novos rumos, visando à internalização da cultura de qualidade. A socialização das informações será realizada por meio de treinamentos, palestras de sensibilização a partir dos grupos já existentes. A orientação do gerente de RH é respeitar a formação já estabelecida, pois ele entende que dessa forma evitará o vínculo empregatício.
O RH e a área de marketing desenvolverão campanhas de endomarketing, irão criar peças informativas e motivacionais que juntamente com a liderança e os canais de comunicação poderão estabelecer um esforço concentrado para a difusão das informações e ações.
A situação da PCO é desafiadora e ao mesmo tempo delicada, visto que muitos colaboradores estão céticos em relação à capacidade de transformação da empresa.
Tendo em vista tudo que estudou, especialmente o que se refere à atuação da psicologia organizacional (PO):

a) Descreva os principais dilemas da PCO e como a PO, enquanto apoiadora nas decisões organizacionais que envolvem o comportamento humano, pode contribuir para a resolução dos problemas.

b) Considere o que foi apresentado no caso e argumente como a PO pode contribuir para mitigar os fatores psicológicos apresentados no ambiente de trabalho descritos no caso. Justifique seus argumentos.

Soluções para a tarefa

Respondido por ceruttirs
2

1) “Respeito às pessoas”, norteador das políticas de recursos humanos.

2) “Excelência no que faz”, fundamenta os processos gerenciais e políticas de qualidade.

3) “Experiências extraordinárias aos clientes”, conduz as diretrizes de relacionamento com clientes.

Respondido por digaodel
0

Resposta:

Conseguiu a resposta?

Explicação:

Perguntas interessantes