A partir dos estudos realizados sobre o escritor Pepetela e seu livro As aventuras de Ngunga, é possível afirmar sobre o trecho abaixo:
“Se Ngunga está em nós, que esperamos então para fazer crescer? Como as árvores, como o massango e o milho, ele crescerá em nós se o regarmos. Não com água do rio, mas com ações. Não com água do rio, mas com o que Uassamba em sonhos oferecia a Ngunga: a ternura.” (PEPETELA, 1983, p. 58)
Escolha uma:
Escolha uma:
a. A produção ficcional de Pepetela apresenta como linha de força as relações entre literatura e história; nas suas primeiras obras, a perspectiva utópica se afirma como uma construção necessária para a superação da exploração e violência praticadas pela colonização.
b. Verifica-se no fragmento acima a sugestão de que a força da natureza se sobrepõe à força da história, realizada pelos homens.
c. Ngunga é um jovem alienado que não consegue se libertar do peso da história, submetendo-se a todas as formas de violência; a necessidade de ternura é algo individual e pertence ao universo subjetivo do protagonista.
d. Em “Se Ngunga está em nós, que esperamos então para fazer crescer?”, o período construído em torno de uma condição funciona como uma negativa, porque sugere a ausência do impulso revolucionário na comunidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
40
é a letra A. fiz e está correta.
tilica:
Correta. Obrigado
Perguntas interessantes
Matemática,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás