A partir dos anos 90, as ondas de privatização, intensificaram-se no Brasil. Entende-se por privatização a venda de empresas estatais para a iniciativa privada. Essas vendas, via de regra, acontecem por meio de leilões públicos. São exemplos, de empresas que o Brasil privatizou no período mencionado: a Companhia Siderúrgica Nacional; a Aço Minas Gerais; e a Companhia Vale do Rio Doce.
MONTEIRO, Daniela Carla; DIAS, Diego Figueiredo. Economia do Setor Público. Maringá: Unicesumar, 2019.
Em posse do enunciado acima, e das ideias que ele transmite, pode-se dizer que a gestão do governo que presidia o país na época visava um Estado:
Alternativas
Alternativa 1:
Independente.
Alternativa 2:
Provedor.
Alternativa 3:
Regulador.
Alternativa 4:
Autoritário.
Alternativa 5:
Dependente.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a alternativa I) Independente
A partir dos anos de 1990, com grande destaque para o governo FHC o Brasil entrou na era das privatizações com o intuito de se tornar um país independente, pois a economia naquela época era muito frágil e pouco valorizada pelos gestores do país.
Então, as privatizações o Brasil tiveram relação direta com o consenso de Washington, e representava uma série de recomendações econômicas que tiveram o intuito de por para funcionar o instrumento de pressão internacional e assim adotar o neoliberalismo.
Bons estudos!
Por outro lado, bem feito para quem copia e cola as respostas sem pesquisar antes...
A alternativa correta é "Regulador"
Resposta:
ALTERNATIVA 3 ( REGULADOR )
Explicação:
Quando há o leilão público e uma determinada empresa torma-se privatizada o estado terá a necessidade de intervir de forma efetiva , via REGULAÇÃO.