A partir do entendimento das dinâmicas geologicas ,explique o porquê das diferenças altimetricas (altitude) entre os países:Chile e Brasil:
Por favor me ajudem !!!!
Soluções para a tarefa
Resposta: Cada um desses países se localiza em um determinado contexto geológico com diferenças em sua dinâmica
Explicação: O país chileno se encontra em uma área sob influencia de forças tectônicas convergentes, no qual há colisão da placa tectônica de nazca com a placa do continente sul-americano. A placa de nazca é caracterizada como uma placa oceânica, assim, a sua composição geológica (as rochas que a formam) é de caracteristica mais densa que a da placa sul-americana (continental).
Isso faz com que a placa de nazca seja empurrada para baixo da placa sul-americana...
Mas o que isso influencia na altimetria do Chile? Bom, o país se encontra na Cordilheira Andina, uma das maiores cadeias de montanha do mundo e uma das regioes mais altas do globo. Essa cordilheira é justamente formada devido a subducção da placa de nazca sobre a a sul-americana! Isso faz com que haja a geração de crosta continental na região, o que chamamos na geologia de "prisma acrescionário".
Ou seja, toda aquela região está sendo "levantada" pq está sendo gerado rochas embaixo da cordilheira. Isso tem a ver com o magmatismo que ali ocorre.
Já o Brasil se encontra em uma região muito mais baixa e isso se justifica justamente por não ocorrer o mesmo tipo de dinâmica tectônica/geológica por aqui. Não temos uma placa tectônica colidindo diretamente com a área regional do nosso país, fazendo com que estejamos em uma área tectônicamente estável, caracterizada principalmente pela existencia de escudos cristalinos (também dito como blocos continentais muito antigos e espessos) que estabilizam a nossa região.
Resumidamente: o que permite a diferença altimétrica entre os dois países é a atividade tectônica. No Chile ela é ativa e no Brasil ela é inexistente ou muito baixa, ou melhor dizendo, é estável.