Pedagogia, perguntado por varleriacastro45, 4 meses atrás

A partir da década de 80, houve um deslocamento de foco: da perspectiva "de como se ensina", a dos métodos tradicionais de alfabetização, para perspectiva de "como se aprende", fundamentado nos estudos e nas pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985) sobre a Psicogênese de Língua Escrita, que têm como base na Epistemologia Genética de Jean Piaget. As autoras propõem uma inversão na discussão: "mais do que pensar em métodos, é preciso compreender os processos de aprendizagem que a criança vivencia ao tentar reconstruir a representação do sistema alfabético. " (FRADE, 2004:39). A partir desses estudos, a língua escrita deixa de ser encarada como mera apropriação de um código ou como meros atos de codificação e decodificação de palavras, sílabas e letras, para ser concebida como sistema de representação. Segundo essas autoras, as crianças elaboram conhecimentos sobre a leitura e escrita, passando por diferentes hipóteses – espontâneas e provisórias – até se apropriar de toda a complexidade da língua escrita. Tais hipóteses, baseadas em conhecimentos prévios, assimilações e generalizações, dependem das interações delas com seus pares e com os materiais escritos que circulam socialmente

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

Emília Ferreiro notou o processo de alfabetização e o de letramento a partir da observação, onde o educador acompanha o aluno no desenvolver de suas habilidades de leitura.

Como observarmos a base para as ideias de Emília Ferreiro?

Emília Ferreiro notou a construção do conhecimento da leitura e da escrita a partir de uma lógica individual, onde a interação social parte de um processo de etapas, com avanços e recuos, onde esse aluno domina o código linguístico a partir das suas experiências.

Por fim, o letramento é utilizado pelo resto da vida do indivíduo, que, ao estar alfabetizado terá condições de buscar novos conhecimentos por si mesmo.

Mais sobre a linguagem:

https://brainly.com.br/tarefa/23933237

#SPJ4

Perguntas interessantes