A palmeira juçara (Euterpe edulis) é típica da área de mata atlântica e intensamente explorada ilegalmente para a produção de palmito, estando por isso ameaçada de extinção. Com base nos conhecimentos de botánica sobre essa espécie é correto afirmar: a) A palmeira pertence ao grupo das Gymnospermas, por não produzir flores, apenas estróbilos. b) A dispersão da espécie depende da zoocoria, que consiste no consumo de seus frutos por outras espécies de animais. c) A parte mais consumida, denominada de palmito, corresponde às folhas desenvolvidas no ápice da planta. d) Seu parente próximo, a palmeira-açai (Euterpe oleracea), e da mesma família botânica, porém de gênero e espécie distintos. e) A palmeira juçara é denominada espécie clímax por ser fonte alimentar para inúmeras espécies de animais.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A resposta correta é a letra B, que aponta que a dispersão da espécie depende da zoocoria, que consiste no consumo de seus frutos por outras espécies de animais.
A dispersão de sementes é uma das praticas mais importantes da natureza que tem na sua função mais crucial a perpetuação de especies da flora que tem uma função muito importante para o clima e fauna, sendo de grande interesse para a preservação de ecossistemas.
A vida tem como base as plantas, que estão na base da piramide alimentar que por sua vez tem a capacidade de ter uma influencia na quantidade de animais no ecossistema e no clima do ecossistema, pois as arvores são agentes reguladores da água no meio.
Perguntas interessantes