Às vezes, pessoas são afetadas por anomalias cromossômicas numéricas que podem surgir de diversas causas. Em uma delas, a divisão meiótica anormal pode resultar na produção de gametas numericamente anormais. Estes, ao participarem de uma fecundação, originarão indivíduos com: 1. 47 cromossomos (2n+1 = trissomia). 2. 46 cromossomos (2n = diploides). 3. 23 cromossomos (n = haploides). 4. 45 cromossomos (2n-1 = monossomia). Estão corretos os itens: a) 1 e 2 apenas. b) 1, 2 e 4 apenas. c) 2 e 3 apenas. d) 1 e 4 apenas. e) 2, 3 e 4 apenas.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
D- 1 e 4 apenas.
Explicação:
O número de cromossomos presente nas células de uma pessoa normal é 46= 2n diploide (23 do pai = n haploide e 23 da mãe= n haploide).
Respondido por
3
A alternativa D) 1 e 4 apenas.
Quando se fala em anomalias numéricas cromossômicas, se fala em aumento ou diminuição na quantidade de cromossomos.
Um bom exemplo é a trissomia do 21, a síndrome de Down, uma doença causada pela presença 2N+N cromossomo 21, ou seja, em vez de um par, apresenta um par de cromossomos e uma cromátide junto, esse individuo possui 47 cromossomos.
A falta de um cromossomo é muito incomum, a doença desse tipo mais comum é a síndrome de Turner, que leva a perda de um cromossomo sexual, o individuo só terá 45 cromossomos.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes