A palavra sustentabilidade é bastante recorrente tanto na vida das pessoas quanto nas organizações, levando-nos a refletir sobre como utilizamos os recursos do nosso planeta. Este tema é uma preocupação constante para Joaquim, dono de uma marcenaria que tem a madeira reflorestada e o MDF como principais matérias-primas da produção dos móveis planejados encomendados pelos seus clientes. É claro que Joaquim só utiliza madeira certificada no seu processo produtivo. É importante saber que a madeira é uma matéria-prima muito cara e tem um alto valor nos custos da sua empresa.
Atualmente, Joaquim e seus funcionários estão envolvidos na entrega de um projeto de quarto de bebê, onde eles precisam fazer o guarda-roupa, a cômoda e o berço. Além da madeira e do MDF são utilizados neste projeto pregos, parafusos, lixas, tintas, cola, rodinhas, puxadores, corrediças entre outros itens. No momento eles terminaram de fabricar as gavetas que farão parte da cômoda e do guarda-roupa. O berço já está pronto.
Joaquim está bastante preocupado, pois mesmo tomando algumas ações preventivas para não faltar material, de vez em quando ocorre de faltar algum item importante a ser utilizado no processo produtivo. Por outro lado, há itens em excesso em seu estoque. Pensando em resolver este problema, Joaquim resolveu contratar você para que o ajude na organização do estoque da sua empresa.
Você sabe que uma das formas de classificar o estoque é em relação ao seu tipo. Que tipos de estoque estão representados no texto?
2- Joaquim ouviu falar em estoque de segurança. Ele quer saber o que significa e como poderia ser útil para a marcenaria. O que você tem a dizê-lo sobre este assunto?
3- Você sabe o que é curva ABC? Em qual classificação se encontra a madeira neste texto?
4- Joaquim ouviu falar que existem várias maneiras de avaliar e monitorar os estoques. O que você sabe sobre os métodos PEPS, UEPS e custo médio ponderado? Explique para ele.
Soluções para a tarefa
1 – É possível identificar dois tipos de estoque diferente: estoque inativo, pois existem produtos que não saíram (itens em excesso no estoque, como dito no texto) e estoque de antecipação, pois existe a preocupação do dono em tomar ações preventivas para não faltar material.
2 – O estoque de segurança serve para suprir eventuais demandas acima do esperado ou substituir produtos que ficaram com qualidade abaixa do esperado. Nesse caso, seria útil em caso de falta de algum item importante, que é uma preocupação de Joaquim.
3 – A curva ABC é um gráfico que serve para identificar os itens mais importantes do estoque de uma empresa. As matérias primas são classificadas de Classe A, B ou C, sendo a Classe A mais importante ou mais valiosa e a Classe C a menos importante ou que tem em grande número no estoque. Nesse caso, a madeira estaria na Classe A, pois é um produto que nunca pode faltar na produção dos móveis e possui alto preço.
4 – PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair): como o próprio nome já diz, o material que chega primeiro no estoque deve ser utilizado primeiro e o material que chega por último deve ser usado por último.
UEPS: funciona ao contrário do método anterior. Nesse caso, a última matéria prima a entrar no estoque é a primeira a sair.
Custo médio ponderado: é o custo médio na produção dos produtos quando produções em diferentes períodos geram custos diferentes no valor do produto. Então, é feita uma média para determinar o custo do produto.