ENEM, perguntado por leosampaio52512, 1 ano atrás

A ovinocaprinocultura brasileira é detentora de um grande rebanho, composto principalmente poranimais sem raça definida, criados predominantemente de forma extensiva. Esse tipo de criação apresentadeficiências no manejo sanitário e alimentar. Essas falhas predispõem os animais à ocorrência de doençasinfectocontagiosas, principalmente a linfadenite caseosa, o que resulta em prejuízos na produção depequenos ruminantes.Considerando esse contexto bem como a ocorrência de lesões abscedativas em linfonodos e em outrosórgãos de pequenos ruminantes, avalie as afirmações a seguir.I. A vacinação não confere proteção completa contra o desenvolvimento de abscessos, masexperimentos a campo têm demonstrado significativa redução no número de animais quedesenvolvem abscedação, além da redução do número de abscessos por indivíduos infectados.II. A observação de lesões abscedativas na linha de abate tende a ser maior em machos caprinos doque em ovinos, por ser maior o rebanho de caprinos e por ter menor número de fêmeas abatidas,em decorrência da retenção dessas últimas para reprodução e aumento do rebanho.III. Dado que as referidas lesões são ocasionadas por múltiplos agentes etiológicos, é difícil a adoçãode medidas adequadas para a correta aplicação dos métodos sanitários de controle e profilaxianos rebanhos ovinos e caprinos.IV. Além da onfaloflebite, que ocasiona a maior incidência de abscessos hepáticos nesses animais,outros fatores importantes os predispõem a tais lesões: procedimentos cirúrgicos sem assepsiacorreta (castração e caudectomia), confinamento e falta de controle sistemático nas fazendas, tipode transporte e comercialização.É correto apenas o que se afirma emA I e III.B I e IV.C II e IV.D I, II e III.E II, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
3

A alternativa B) I e IV estão corretas.

A adoção de medidas corretivas em relação a prevenção e o tratamento de lesões é simples, mesmo sendo causado por múltiplos agentes etiológicos, consistindo no uso de antissépticos locais e antibióticos orais.

As lesões abscedativas  precisam ser drenadas sempre, o material drenado deve ser queimado, principalmente no caso de linfadenite caseosa ou de uma onfaloflebite ou onfaloarterite.

Os caprinos e os ovinos, principalmente do nordeste, são pouco cuidados, geralmente o proprietário não tem condições de buscar um atendimento especializado.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes