“A ORIGEM DE TODAS AS COISAS”. - Orientações para desenvolvimento do trabalho: para fomentar nossa reflexão a cerca da passagem do mito ao logos, comente sobre a “Arché” o principio de todas as coisas compreendida pelos filósofos Pré-socráticos na busca de sair do mito e levar o homem ao conhecimento através da razão. Pesquise um pensador e comente sobre o que ele entendia como a “origem de todas as coisas”, o que vocês entenderam? Exemplo pego aqui o primeiro filosofo “Tales de Mileto” que acreditava ser a água o principio de todas as coisas. Ele acreditava que os mitos já não explicavam e nem representavam mais a necessidade do homem na busca pelo conhecimento das coisas. Ele foi um grande cientista, astrônomo e foi dado a ele a fama que os filósofos recebem ainda hoje “O filosofo é aquele que vive no mundo da lua”, devido uma de suas pesquisas, admirando o céu e seus segredos, ele andava olhando pra cima, para as estrelas e não viu um buraco a frente onde caiu. Bom, são pequenas histórias que aproximam os pensadores ao mundo real.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Olá!
Em primeiro lugar, notamos que o princípio de todas as coisas contou com pensadores que centravam sua atenção na natureza.
Por isso, o exemplo dado no enunciado é válido, e, com isso podemos segui:
Pitágoras também foi um grande filósofo que buscou a origem de todas as coisas, afirmando que o número é a essência de tudo, logo, todo cosmo é baseado em harmonia estando ordenado pelos números, assemelhando esse conceito a metafísica e ao caráter quantitativo, buscando assim entender o homem, dentro desse princípio de ordem e harmonia universal.
Até mais!
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás