A Organização dos Estados Americanos (OEA) congrega os 35 Estados independentes das Américas e constitui o principal fórum governamental político, jurídico e social do Hemisfério. Além disso, a Organização concedeu o estatuto de observador permanente a 70 Estados e à União Europeia (EU). Para atingir seus objetivos mais importantes, a OEA baseia-se em seus principais pilares que são a democracia, os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento. Disponível em: <. Oas. Org/pt/sobre/quem_somos. Asp>. Acesso em: 05 jun. 2022. A partir do exposto e sobre os princípios da Organização dos Estados Americanos, avalie as asserções a seguir a relação proposta entre elas. I. O direito internacional é a norma de conduta dos Estados em suas relações recíprocas. PORQUE II. A solidariedade dos Estados americanos e os altos fins a que ela visa, requerem a organização política dos mesmos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições falsas. Alternativa 2: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
Soluções para a tarefa
A primeira proposição não concorda com a segunda, visto que a primeira asserção é verdadeira, sendo a segunda falsa.
A OEA reforça os acordos internacionais da ONU na América
O direito internacional é a normativa que garante relações recíprocas entre os países. Assim sendo, a solidariedade dos Estados americanos e os altos fins a que ela visa, não requerem a organização política dos mesmos, visto que já é acordado e segurado internacionalmente pela ONU, via direitos internacionais. Assim como afirma a alternativa 3.
Para entendermos melhor a natureza deste acordo firmado em 1948 (Organização dos Estados Americanos, que entrou em vigor em 1951) precisamos o compreender como um reforçador regional do direito internacional, visto que os estados americanos trabalham em conjunto com a ONU, não de maneira descolada a organização.
Para lermos mais sobre o direito internacional, podemos ler: https://brainly.com.br/tarefa/53314097
#SPJ4