A opinião dos jovens importa
Crianças, adolescentes e jovens possuem constitucionalmente o direito de livre pensamento e livre expressão na sociedade, visto que são sujeitos de direitos da mesma forma que as pessoas que estão em outras fases da vida. E devem, nesse sentido, possuir espaço de fala e de escuta, assim como todos, nas diferentes discussões e diferentes lugares; seja dentro de casa, dentro da escola ou num evento maior, tal como um congresso.
A participação cidadã de crianças, adolescentes e jovens nos diferentes espaços é, portanto, uma prática democrática. E, por esse motivo, a temática está em pauta nas discussões do II Congresso de Comunicação e Educação da USP, [...] onde educadores, estudantes, pesquisadores, ativistas e outros profissionais das Américas, da África e da Europa se encontram para debater o tema “Educação Midiática: práticas democráticas pela transformação social”.
No primeiro dia do congresso (12), conversamos com o radialista Ró Gilberto Gomes Cá (24), representante da Rede de Crianças e Jovens Jornalistas de Guiné, África, sobre essa participação cidadã de crianças, adolescentes e jovens nos espaços educativos e de comunicação. Ele, então, comentou sobre a importância e usou como exemplo o trabalho que desenvolve e veio representar no congresso:
“Acredito que é muito importante a participação de jovens em espaços que incentivem o seu protagonismo, para promoverem uma educação que contribua com a comunicação. A propósito, vim trazer uma experiência do outro lado do Atlântico, que é feita com jovens e crianças, porque antes eram adultos que falavam de temas que envolvessem esse público, e consequentemente, suas participações eram limitadas, por isso eles não levavam crédito pela realização dos programas e das demais atividades.” [...]
Assim como indicou Ró, importa que nos espaços onde se discute sobre as questões referentes à juventude os jovens possuam espaço para expressar suas opiniões. Que, em eventos como o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, estejam não apenas assistindo e observando, mas ocupando lugares nas mesas, discutindo os temas, tendo a voz ouvida. [...]
FELICIANO, Giovanna; SOUZA, Paulo. A opinião dos jovens importa. In: Agência Jovem de Notícias, 2018. Disponível em: . Acesso em: 4 ago. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “... que desenvolve...” (3º parágrafo), a palavra destacada substitui
direito.
pensamento.
protagonismo.
temática.
trabalho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Letra E) Trabalho.
Perguntas interessantes
Administração,
3 meses atrás
Saúde,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Informática,
3 meses atrás
Português,
3 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás