A noção de campo desenvolvida por Pierre Bourdieupropõe-se a resolver um dilema teórico. Até então,para explicar os produtos culturais — arte, literatura,religião, ideologia —, escolhia-se entre duas viasexclusivas: o estruturalismo e o marxismo. Em síntese,isso significava o confronto entre duas tradições, emque se privilegiavam os produtos dotados de coerênciainterna, subtraindo-se os determinantes externos, ouentão, caracterizavam-se tais produtos pelas funçõessociais que eles exerciam, notadamente as funçõesideológicas de justificação dos interesses das classesdominantes. Segundo esse autor, a noção de campoA consiste na separação entre o poder e a violência.B sintetiza o mundo subjetivo e o mundo objetivo,articulando a ordem do simbólico em umarealidade complexa, em que a cooperação entreambos transforma forças contrárias em aliadosque agem graças ao seu embate e não apesardele.C considera língua, mito, arte e religião comoestruturas estruturantes, ou seja, objetivas,atribuindo-lhes papel ativo.D pressupõe que mito, religião e arte, apesar deforte presença simbólica, não cumprem nenhumpapel político no jogo da dominação.E assume que as esferas da arte, da literatura, daeducação, da religião são sistemas de posiçõesde universos sociais particulares cujas regras dojogo são compartilhadas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa A está correta.
Para Bourdieu, habitus se baseia em um conjunto de fatores que separam as atividades humanas de suas ações, bens entre outros elementos.
O habitus é a forma que o homem realiza suas atividades, como escutar, se vestir, se alimentar por exemplo, podendo ser diferente para cada indivíduo, pois um comportamento nem sempre é distinto para um, podendo ser vulgar para outro.
Porém, quando esses elementos são utilizados como uma forma de sobrepor uma outra cultura e desenvolver uma dominância, ocorre a violência simbólica.
É importante entender que a formação dos grupos se dá a partir da comunicação e da linguagem, ou seja, a partir de elementos que são comuns entre os pertencentes desse mesmo grupo, por isso o habitus se relaciona com as atividades e quando um grupo está em igualdade seus membros interpretarão corretamente cada sinal.