“A não difusão da Libras entre os ouvintes implica em uma constante prevalência da Língua Portuguesa sobre a Língua de Sinais, o que leva a crer que este contexto seja bilíngue somente pelo fato de duas línguas coexistirem na mesma instituição. Contudo a Língua de Sinais permanece na dependência da Língua Portuguesa, a ela só cabe repetir o que já foi dito nesta última, encontra-se subordinada a ela. Desta forma, as relações estabelecidas pelos surdos limitam-se aos seus pares surdos, aos intérpretes e a algum professor e/ou aluno que arrisque alguns sinais para o diálogo. As possibilidades de identificação, de construção de identidades, de significação, a familiarização com o ambiente, a sua inserção neste espaço, mostram-se distintas daquelas disponíveis aos ouvintes.”
GRAFF, Patrícia. Surdos e ouvintes na escola regular: possibilidades de emergência de sujeitos bilíngues– SMEJ-Santa Rosa Agência Financiadora: CAPES.
Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt15_trabalhos_pdfs/gt15_2921_texto.pdf
(Acesso 24 de jun. 2016)
A difusão da Libras, está prevista na Lei 10.436/02. Contudo, mesmo considerada a língua materna dos surdos, ainda tem espaço secundário nos ambientes escolares.
Com base no texto e nos conteúdos trabalhados na disciplina de Educação Inclusiva, analise as proposições e a relação proposta entre elas:
I- O bilinguismo, defende o uso da língua de sinais (LIBRAS, no Brasil) e do Português, como duas línguas distintas, reconhecendo o surdo na sua diferença e especificidade.
Por que
II- As duas línguas são usadas, mas não simultaneamente. No bilinguismo, a primeira língua dos surdos é a Língua de Sinais. A língua falada ou escrita a ser adquirida (o Português, por exemplo) é a 2a língua. A Língua de Sinais é, ainda, considerada a língua natural dos surdos.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
d) A Asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás