A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso=meio e potamos=água) e significa "terra entre rios". A fertilidade desta região, localiza em meio a montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios.
Sobre a civilização mesopotâmia, na Antiguidade Oriental, analisar os itens abaixo:
I - A estrutura social baseava-se na existência de uma pequena elite, controladora de uma vasta população que estava submetida ao trabalho compulsório, características de um governo despótico, de fundamento teocrático, que domina todos os grupo sociais.
II - O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela cobrança de impostos e pela administração de estoques de alimentos.
III - Na região Mesopotâmia, o governante era representado e compreendido por seus súditos mais como uma divindade viva do que como um representante dos deuses.
IV - Em termos políticos, a Mesopotâmia caracterizou-se por ter, na instituição monárquica, personificada no governante, o seu principal fator de unidade.
Está(ão) CORRETO(S)
A) Somente o item I.
B) Somente os itens I e II.
C) Somente os itens I, III e IV.
D) Somente os itens II e IV.
E) Todos os itens.
GENTE POR FAVOR, PRECISO ATÉ SÁBADO!
Soluções para a tarefa
Respondido por
299
I – VERDADEIRO. O governo mesopotâmico era feito em cidades-estado controlados por uma teocracia.
II – VERDADEIRO. O governo desempenhava a maioria das funções de infraestrutura, obras e cobrança de impostos para custeá-las.
III – FALSO. O governante era tido como um representante dos deuses e uma divindade, sendo o seu poder justificado por isso.
IV – VERDADEIRO. A centralização de poder foi imprescindível para isso.
A alternativa correta é a C.
Respondido por
142
Resposta:
olá a reposta correta é a b
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Pedagogia,
11 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás