ENEM, perguntado por juniortonystark7759, 8 meses atrás

A medicina nuclear é uma especialidade queutiliza radiofármacos para diagnóstico e terapia.A manipulação desses radiofármacos em um serviçode medicina nuclear (SMN) gera rejeitos radioativos,que devem ser gerenciados de forma segura, demodo que se minimizem riscos de contaminaçãopara o homem e para o meio ambiente.Com relação ao gerenciamento de rejeitos radioativos,avalie as afirmações a seguir.I. Os radionuclídeos Iodo-131, Tecnécio-99m,Gálio-67 e Tálio-201 devem ser acondicionadosjuntos, pois são emissores de radiação gama.II. O plano de gerenciamento deveenglobar a identificação, a segregação,o acondicionamento, o transporte, otratamento e a disposição final dos rejeitos.III. Os rejeitos radioativos devem seracondicionados em sacos de lixo comuns,mantidos em tambores blindados.IV. Os rejeitos gerados na iodoterapia, comovestimenta pessoal e roupa de cama ebanho, devem ser segregados, etiquetados,colocados em recipientes adequados, datadose mantidos no local da instalação destinada aoarmazenamento provisório de rejeitos, parase aguardar o decaimento.É correto apenas o que se afirma emA I.B III.C I e IV.D II e III.E II e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
1

A alternativa E) apresenta as afirmativas corretas em relação ao gerenciamento de rejeitos radioativos.

Os radionuclídeos Iodo-131, Tecnécio-99m, Gálio-67 e Tálio-201 devem ser acondicionados separadamente, pois eles podem reagir uns com outros e gerar radiação ainda mais forte, além de que podem até mesmo explodir.

Os rejeitos radioativos devem ser acondicionados em recipientes que impeçam a saída da radiação, como cofres feitos de chumbo ou de algum outro material que impeça que a radiação chega aos seres vivos.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes