"A "Magna Carta" instituiu o governo submetido à lei e à vontade dos súditos. Do exercício do poder dependia a legitimidade do governo. Se com observância das leis e dos costumes, legítimo; se contra a lei ou sem a audiência do Parlamento, ilegítimo. Iniciou-se assim o governo responsável, controlado pela lei e pelo Parlamento".
A Magna Carta é considerada por muitos a precursora do ______________________, tendo colocado limites a um regime __________________, trazendo uma repartição de ________________ entre o Rei e o Parlamento. Complete as lacunas:
Escolha uma:
a. Jusnaturalismo - real - privilégios
b. Iluminismo - autoritário - impostos
c. Modernismo - despótico - competências
d. Estadismo - monárquico - tarefas
e. Constitucionalismo - absolutista - poderes CORRETO
CORRIGO PELO AVA
Soluções para a tarefa
A Carta Magna é tida como a precursora do Constitucionalismo, pois limitou o poder absolutista ao repartir os poderes entre o Rei e o Parlamento (letra E).
A importância da Carta Magna
A Carta Magna ou Magna Carta foi o primeiro documento constitucional ocidental. O seu objetivo era limitar o poder absoluto do Rei. Assim, os poderes eram divididos também com o Parlamento. Ou seja, era a primeira vez que o poder real seria limitado pelas leis dos homens e não de Deus.
Além disso, a Carta Magna foi precursora dos Direitos Humanos. Isso porque ela instituiu que nenhum homem livre poderia ser preso sem julgamento, havendo a presunção de inocência. Outro fator importante da Carta Magna foi a instituição do habeas corpus.
Entenda mais sobre Carta Magna aqui: https://brainly.com.br/tarefa/438941
#SPJ4