ENEM, perguntado por jamilehduc2760, 11 meses atrás

"A língua de que usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (…) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente." Esse trecho faz parte de um texto escrito por Pero Magalhães de Gandavo, em 1578, a fim de apresentar os indígenas brasileiros ao rei de Portugal. Relacionando esse trecho aos estudos de Lévi-Strauss, diz-se que: I- As ideias de Lévi-Strauss são concordantes com o pensamento exposto pelo texto, PORQUE II- Lévi-Strauss rompe com a ideia de que índios são somente índios. Ele não concordava com a divisão em civilizados e selvagens ou a divisão em superiores e inferiores. Avalie e assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. b. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira. c. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. d. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. e. As duas asserções são falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
8

c. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

O autor do texto possui uma posição eurocêntrica, em que julga os povos nativos devido a um padrão europeu, em que eles não se encaixam, de forma a desvalorizar a sua cultura. Dando ideia de que os índios não possuíam lei, somente por não possuírem a letra “L” em seu alfabeto, o que é ridículo.

A divisão das sociedades em “civilizadas” e “selvagens” é um reflexo de uma forma antiga e ultrapassada de compreensão dos fenômenos da cultura humana.

Bons estudos!

Perguntas interessantes