Saúde, perguntado por Piettramasc207, 4 meses atrás

A lavagem nasal com soro fisiológico facilita a drenagem nasal e limpa as vias aéreas. É efetiva quando aplicada apropriadamente e está associada com a melhora da maioria dos tipos de rinite crônica e nas rinossinusites infecciosas e inflamatórias. Tem função preventiva de umidificação e limpeza das vias aéreas de bactérias, alérgenos e agentes irritantes. Tem custo acessível e rápido início de ação. Afeta favoravelmente a limpeza mucociliar e retira crostas e muco, gerando conforto ao paciente. Pacientes com rinossinusite são incentivados a fazer lavagem do nariz com soro fisiológico, pelo menos, duas vezes ao dia. Conforme o soro vai fluindo, limpa os seios maxilares e etmoidais. A lavagem pode ser feita com diferentes dispositivos, de modo que o soro é introduzido com um aplicador nasal na narina, realizando, assim, a lavagem e a remoção da sujidade. Veja, neste vídeo, como deve ser realizado esse procedimento de acordo com o otorrino. 1) Faça um desenho esquemático ou selecione uma imagem única que represente a cavidade nasal e os seios maxilares, etmoidais e frontais e suas intercomunicações. 2) Explique como é possível que o soro entre pelas narinas e flua para dentro dos seios maxilares e como esse líquido entra por uma narina e sai pela outra ou segue para a garganta

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaracassaniga
0

1) Sabemos que a cavidade nasal, na realidade, é constituída por duas cavidades que estão paralelas, as quais se estendem das narinas até à faringe, sendo separadas por uma parede de aspecto cartilaginoso.

Assim, existem algumas dobras, localizadas no interior, que são nomeadas por conchas nasais, as quais apresentam função primordial de fazer o ar rotacionar, isto é, fazem o ar girar.

2) Podemos afirmar que o soro fisiológico consegue entrar nos seios maxilares devido a presença de um pequeno orifício, chamado de osteum.

Já, em relação ao soro fisiológico entrar por uma narina e sair pela outra, ocorre devido a comunicação que existe entre elas, ou seja, a presença do cavum. Por isso, o soro fisiológico consegue sair pela outra narina ou dependendo do ângulo da cabeça, pode descer para a garganta, já que a a cavidade nasal caminha até a faringe.

Caracterizando a lavagem com soro fisiológica nasal

Sabemos que a utilização da lavagem nasal ganhou grande destaque recentemente com tantas doenças respiratórias e a intensificação de crises de rinites, sendo altamente adotada pelos pediatras, embora muito utilizadas pelos adultos diante dos seus benefícios.

Logo, as crianças são extremamente beneficiadas com este procedimento, visto que as doenças respiratórias acometem elas com certa frequência comprado aos adultos, já que apresentam uma memória imunológica em construção, por isso a adequada lavagem do nariz com soro fisiológico garante a prevenção de secreções colonizadas nos pulmões e melhora do quadro de maneira mais efetiva.

Pois, o nariz é considerado porta de entrada para o nosso organismo, já que efetua a umidificação e filtra o ar para caminhar até os pulmões, diante da presença de secreções esse mecanismo não será eficiente, podendo desencadear problemas mais sérios respiratórios.

Entenda mais sobre a cavidade nasal aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/13437710

#SPJ4

Perguntas interessantes