(A) já sabemos que se trata do gênero textual conto,assim,que características podemos apontar,tendo por base as discussões em aulas anteriores?
(B) Os períodos em negritos têm em comum a presença do advérbio:muito .Qual o efeito de sentido provocado nas duas situações?
(C) No texto,há momentos em que perdemos a fala dos personagens? Retire dois exemplos e classifique os quanto ao tipo de discurso.
(D) Como estes discursos se organizam dentro dos gêneros textuais argumentativos? Exemplifique:
ME AJUDEM POR FAVOOOOR
Soluções para a tarefa
A. O gênero textual conto é marcado por características bem definidas como a presença de uma narrativa ficcional, de um narrador, de personagens e de um enredo.
B. O advérbio "muito" é um advérbio de intensidade que aumenta o sentido e o contexto apresentados.
C. Os momentos em que vemos a perda da fala dos personagens pode ser apresentado nas falas do peixe e do pescador onde há a presença de discursos indiretos.
D. Em discursos indiretos, o autor se apropria da fala do personagem, de forma que ela está integrada a narrativa do fato ao invés de estar destacada pela utilização de travessões ou de aspas.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/32844392
a) O conto é caracterizado por possuir uma narrativa de ficção.
As características do gênero textual conto são:
- O gênero conto é um subgênero da literatura. É um gênero que pode ser escrito em muitos estilos e formatos diferentes. Há um número infinito de maneiras de escrever um conto, conhecido como “formato de conto”;
- É altamente envolvente. As histórias curtas são preenchidas com um ponto simples que o escritor quer fazer e contam de uma maneira que facilite a compreensão do leitor. É por isso que você deve prestar atenção a essas características;
- Os eventos são geralmente detalhados e não há espaço para subtramas ou desenvolvimento de personagens. A linguagem deve ser direta e objetiva, sem o uso de metáforas, simbolismo ou outros artifícios literários.
Aprenda mais sobre o gênero textual conto em: https://brainly.com.br/tarefa/4666796
b) O advérbio "muito", é classificado como advérbio de intensidade, possuindo o efeito de aumentar as emoções experienciadas ao leitor do conto.
Verifiquemos o conceito de advérbio de intensidade:
- São uma classe de advérbios que indicam o grau de intensidade. Exemplos de advérbios de intensidade incluem difícil, muito difícil, extremamente, terrivelmente e o mais importante quase;
- São palavras como "muito", "realmente", "enorme" e "grande". Essas palavras transmitem sentimentos intensos, emoções sendo usadas extensivamente para descrever coisas que acontecem;
- São um tipo de adjetivo usado para intensificar ou enfraquecer o significado de um verbo, que muitas vezes pode estar relacionado ao pronome. Na frase "eu saí rapidamente", por exemplo, "rapidamente" modifica a palavra, adicionando ênfase à rapidez com que saí.
Aprenda mais sobre os advérbios de intensidade em: https://brainly.com.br/tarefa/8986812
c) Os momentos no texto em que perdemos a fala dos personagens, são nos discursos do peixe e do pescador.
Saibamos as características da linguagem indireta em:
- É um dos dois principais tipos de discurso. O outro é o discurso direto. O discurso indireto (muitas vezes referido como "frases condicionais") é usado em conjunto com uma condicional, tornando uma frase indireta uma instância do tipo de frase condicional;
- Também chamado de "discurso conversacional", é o uso da voz de um falante para transmitir informações fora do contexto imediato de um discurso direto (ou seja, não é necessariamente obrigatório que o ouvinte saiba exatamente quem disse o quê para isso contar como discurso indireto);
- É usada para transmitir informações sem dizer nada diretamente. Pode ser usado para evitar conflitos ou para dar mais detalhes do que o orador está disposto a oferecer.
Aprenda mais sobre as características da linguagem indireta em: https://brainly.com.br/tarefa/18180882
d) Os discursos se organizam nos gêneros textuais argumentativos, contendo a fala do personagem.
A forma que os discursos indiretos estão inclusos nos gêneros textuais argumentativos, são:
- Se refere ao fato de que um argumento não é declarado diretamente por um personagem em um texto;
- É uma frase que foi copiada de algum outro lugar, como um artigo ou livro. Também pode ser chamado citação e pode ser usado para apoiar o que você está dizendo em seu próprio argumento;
- Em vez disso, é inferido a partir do contexto, informações fornecidas por outros personagens ou eventos na narrativa;
- Assim, é construído a partir do uso do discurso indireto. A natureza do discurso indireto não exige uma introdução clara para ser incluída no texto argumentativo.
Aprenda mais sobre os discursos indiretos inclusos nos gêneros textuais em: https://brainly.com.br/tarefa/22595994