Biologia, perguntado por madu1304, 6 meses atrás

A ivermectina é um antiparasitário, muito usado para controle de piolho, pulgas e carrapatos em animais, incluindo seres humanos, e algumas verminoses. Atua no sistema nervoso central de animais invertebrados, provocando paralisia muscular. [...] Nas doses recomendadas, o fármaco não chega no sistema nervoso central de mamíferos, e por isso é muito bem tolerado. Para algumas raças de cães, no entanto, por causa de uma mutação genética, a droga é extremamente tóxica, exatamente por atacar o sistema nervoso.

A droga ivermectina foi amplamente divulgada como tratamento e até como prevenção à covid-19 no início da pandemia que acometeu o mundo. A fama do remédio teve início com um estudo feito por pesquisadores da Monash Univeristy, na Austrália, que mostrou atividade antiviral in vitro, tipo de estudo inicial no qual fármacos são testados em cultura de células para, depois, iniciarem testes em animais e, então, em humanos. Foi comprovado, posteriormente, que o remédio não tinha efeito sobre o Sars-CoV-2. Utilizando de conhecimentos da Biologia básica, quais podem ser razões para o não funcionamento da medicação?

a-) O Sars-Cov-2 não apresentar células semelhantes às de parasitas humanos.
b-) O causador da Covid-19 ser um vírus e não possuir células e nem sistema nervoso.
c-) O vírus apresentar sistema nervoso simplificado, diferente daqueles dos parasitas.
d-) O vírus apresentar células protegidas com carapaça proteica igual à das bactérias.
e-) O Sars-Cov-2 não ser um ser vivo, apesar da estrutura semelhante à das bactérias.

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
2

O princípio ativo da ivermectina atua sobre as células nervosas dos parasitas. Como os vírus não são formados por células (são acelulares), o princípio ativo não funciona.

Alternativa B

Perguntas interessantes