"A interconsulta é o instrumento da interface entre a Psiquiatria e a Psicologia e a Medicina Geral. Com ela os profissionais de saúde mental que trabalham nos hospitais gerais e outras unidades gerais de saúde vêm cada vez mais buscando a prática da Integralidade preconizada pelo SUS. A diferença entre a interconsulta e o parecer especializado é que o interconsultor, além de atuar na resolução direta do problema para o qual é solicitado, organizando conjuntamente estratégias terapêuticas, ainda desempenha uma atividade de capacitação da equipe de saúde para que próprios profissionais consigam lidar com os aspectos emocionais e psiquiátricos dos pacientes que procuram o hospital geral e a atenção primária. " Considerando os objetivos da interconsulta, analise as afirmativas a seguir: I. Ampliar a compreensão do paciente em seu contexto biopsicossocial, favorecendo a integração das ações terapêuticas. II. Intermediar a relação entre os envolvidos na situação (equipe de saúde, pacientes e familiares), facilitando a comunicação, a cooperação e a elaboração de conflitos. III. Estimular a criação de uma instância reflexiva sobre o cotidiano da instituição e da prática assistencial, com possibilidade de detecção de problemas na função assistencial. IV. Compreender a dinâmica familiar do paciente, com diferentes olhares devido a diferentes profissionais e desenvolver um diagnóstico diferencial. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Escolha uma: a
Soluções para a tarefa
Considerando o contexto da interconsulta como instrumento de conexão entre a Psiquiatria e a Psicologia e a Medicina Geral, podemos determinar as proposições I, II, III e IV como verdadeiras, portanto alternativa A.
O que é um interconsulta?
Definida como uma consulta realizada por determinado profissional de saúde, que o faz de forma ampla e não focada em sua área de atuação, para que sirva de instrumento multidisciplinar.
A interconsulta tem como objetivos auxiliar profissionais de outras áreas no diagnóstico e tratamento de pacientes e intermediar a relação entre profissionais de saúde, pacientes e seus familiares, facilitando o diálogo, a solidariedade e a resolução de conflitos.
Para que seja efetiva, a interconsulta deve compreender o sujeito como biopsicossocial, favorecendo à prática assistencial mais humana, a partir da compreensão e respeito ao sujeito e a sua dinâmica familiar.
Escolha uma:
a. I, II, III e IV.
b. I, III e IV, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II e IV, apenas.
e. II, III e IV, apenas.
Aprenda mais sobre interconsulta aqui: https://brainly.com.br/tarefa/8625086
#SPJ4