Biologia, perguntado por Linequer4976, 11 meses atrás

A importância do fogo como instrumento de transformação da sociedade se acelerou com o progresso da cultura humana. Além de fornecer conforto térmico e melhorar a preparação de alimentos, o fogo, desde cedo, foi usado em rituais dos mais diferentes povos, na fabricação de armas e na produção de novos materiais. (OLIVEIRA, 2011). Em relação aos diversos materiais e processos desenvolvidos a partir do domínio da tecnologia do fogo, é correto afirmar: (01) A panela de ferro, com calor específico de 0,11cal/goC, e a de alumínio, cujo calor específico é 0,22cal/goC, de massas iguais e submetidas a uma mesma variação de temperatura, absorvem a mesma quantidade de calor. (02) Os alimentos cozidos em uma panela de barro se mantêm aquecidos por mais tempo, porque o barro e as moléculas de ar contidas nas porosidades do barro comportam-se como bons isolantes térmicos. (04) A fervura da água leva à redução das verminoses, considerando-se que o calor elimina os cistos e os ovos dos protozoários causadores dessas doenças. (08) O barro possui coeficiente de dilatação volumétrica relativamente alto e condutividade térmica baixa, fazendo com que uma panela de barro trinque, quando aquecida rapidamente. (16) O teor de cobre no CuCO3, principal constituinte da azurita, é de 51,6% em massa, aproximadamente. (32) A redução do minério de ferro, nas siderúrgicas, é exemplo de reação química de síntese que ocorre na ausência de fogo, sendo portanto endotérmica.

Soluções para a tarefa

Respondido por biaams2013
0
(1) Falso. Os calores específicos são diferentes para os dois materiais, e está se comparando as mesmas massas, portanto absorvem quantidades diferentes de calor.


(2) Verdadeiro. Os gases do ar são maus condutores de calor de forma geral (ar seco, sem vapor d'água), assim o ar aprisionado nos poros funciona como bom isolante térmico.

(4) Verdadeiro. Ferver a água é uma forma de eliminar os cistos e ovos dos protozoários que não resistem a altas temperaturas.


(8) Verdadeiro. A trinca ocorre por diferenças de dilatação entre a parte interna do corpo, que dilata ao ser aquecida e a parte externa do corpo, que devido à baixa condução de calor do corpo, demora para receber calor, não dilatando e ocasionando na fratura. 


(16) Verdadeiro. A massa molar do cobre é 63,5g e do carbonato 60g/molA massa de CuCO3 é então 123,5g/mol. Para encontrar quanto a massa do cobre representa do total da azurita, podemos fazer a regra de três:
123,5g  -- 100%63,5g   --- x%
51,4%. 

(32) Falso. Uma reação endotérmica não é feita na ausência de calor, pelo contrário, ela ocorre mediante absorção de calor. A reação de obtenção do ferro ocorre nos alto-fornos em que o coque é queimado para fornecer calor na redução do minério de ferro.
Respondido por thalioviskyy
0

(01) Incorreta. Q = m · c · t . Supondo 1 g para cada substância e a mesma variação de 1°C para ambas, temos Q = 0,11 cal e Q = 0,22 cal. As quantidades de calor são, portanto, diferentes.

(02) Correta. O ar é um bom isolante térmico, assim como o barro.

(04) Incorreta. Protozoários produzem cistos, e não ovos.

(08) Correta. Um material que se dilata rapidamente, mas não é bom condutor de calor, favorece a quebra por expansão desigual de suas moléculas.

(16) Correta. Massa molar do CuCO3

= 124 g/mol, sendo Cu = 64 g/mol; C = 12 g/mol; O = 16 g/mol.

Assim, temos:

124 ........ 100%

64 ........ x

x = 51,6%

(32) Incorreta. É preciso fogo (calor) para a fusão.

Perguntas interessantes