Direito, perguntado por vnvinicius10, 4 meses atrás

A implantação de ciclovias é um importante passo no planejamento de transportes das grandes cidades e deve ser prioritário nas decisões que norteiam a gestão de mobilidade urbana. Embora algumas cidades no Brasil já estejam tomando essa iniciativa, nem sempre a implantação da rede de ciclovias é feita de forma adequada, o que acaba tornando o trajeto inseguro e pouco utilizado pelos usuários.

Observe a imagem abaixo, que ilustra uma ciclovia na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Elabore um relatório apontando pelo menos três problemas de implantação desse trecho e as possíveis intervenções técnicas que poderiam ser adotadas para sanar os problemas.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por elisettetorres
0

Resposta:

Os problemas de implantação apontados pelos alunos devem incluir o excesso de curvas, as dimensões da ciclovia, os obstáculos ao longo do percurso, o estacionamento de carros em cima da via, o trajeto de pedestres e a implantação em mão dupla.

Explicação:

As intervenções técnicas que poderiam sanar os problemas devem incluir o rearranjo do trajeto da ciclovia, melhorando curvas e corrigindo o problema de mão dupla; o alargamento das faixas da ciclovia; a retirada total dos obstáculos, com o deslocamento do poste em questão ou a alteração de trajeto da ciclovia; e a disponibilização de calçadas adequadas, reduzindo os riscos de utilização da ciclovia pelos pedestres.

a ciclovia realmente deve ser necessária e útil para as pessoas. Uma ciclovia sem planejamento pode acabar ociosa, neste sentido, há dois itens decisivos que ela aponta para a implantação de ciclovias: o fluxo de veículos motorizados e a velocidade dos carros. sendo preciso observar a integração da ciclovia com outros meios de transporte e a lógica de deslocamento das pessoas na cidade. Uma ciclovia se torna necessária quando uma via é muito carregada de veículos motorizados. Ela oferece riscos sérios aos ciclistas, por isso eles precisam de um espaço segregado, totalmente protegido, para se locomover. O fato é que alguns prefeitos se empolgam com a ideia e saem fazendo ciclovias caras e desnecessárias, sem sentido prático. Para que isso não aconteça, são necessários amplos estudos, engenheiros, arquitetos e técnicos da área, capacitados a estudar as inúmeras rotas, fluxos e necessidades de uma cidade ou comunidade.

       

Perguntas interessantes