A hora do conto ou hora da história, é uma metodologia que propõe atividades a partir da relação entre História e Literatura. As obras literárias, em geral, são abordadas a partir de um roteiro original, dividindo em quatro tópicos que permitem estabelecer relações entre o ficcional e o histórico. Sobre estes tópicos, considere (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:
I. É preciso enfatizar o lado imaginativo da criança, desconsiderando o contexto histórico.
II. É preciso demonstrar para a criança que as personagens são criadas e não possuem relação com a vida real.
III. Os castelos, as florestas, as histórias de reis e rainhas etc. ainda que ficcionais, permitem ser analisados historicamente por meio da periodicidade.
IV. É preciso perceber a crítica ideológica presente na literatura, analisando as falas tanto do narrador quanto das personagens.
V. Os alunos, durante a leitura, são capazes de compreender o contexto histórico da literatura, independente da intervenção dos professores.
A sequência correta se encontra em:
Alternativas
Alternativa 1:
F, F, V, V, V.
Alternativa 2:
F, F, V, V, F.
Alternativa 3:
V, F, V, F, V.
Alternativa 4:
V, V, F, F, F.
Alternativa 5:
F, V, V, V, F
Soluções para a tarefa
Ao enfatizar o lado imaginativo da criança, não devemos desconsiderar os fatores e contextos históricos. Precisamos demonstrar que os personagens não possuem uma relação com a vida real, mas interagir com o criativo no conto. F-V-V-V-F.
Os alunos entendem os contos a partir da relação estabelecida entre a história e a forma como esses sabres são desenvolvidos, logo, a última alternativa também é incorreta.
Os contos auxiliam na ludicidade e transmissão do saber
A forma como a literatura é utilizada na fase infantil, possibilita uma série de desenvolvimentos dentro do contexto escolar, sendo eles fundamentais para a formação desses alunos.
Mais sobre os contos:
https://brainly.com.br/tarefa/11419206
#SPJ1
Resposta:
Explicação:
Alternativa B ( F F V V F) consulte a pág 155 do livro Metodologia do Ensino de História. Bons Estudos!