Ed. Técnica, perguntado por Giselevmorais7184, 3 meses atrás

"A história dos direitos das crianças se encontra vinculada à história dos direitos do homem. Sua origem está pautada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade que se propagaram com as correntes filosóficas da Revolução Francesa (1789-1799). [. ] São muitos os desafios para que os direitos das crianças, no âmbito internacional e nacional, proclamados, respectivamente, pela: Declaração de Genebra (1924), Declaração dos Direitos da Criança (1959), Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (1989), Constituição Federal Brasileira (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e Lei 11. 525 (2007), realmente sejam efetivados, a fim de garantir à criança os seus direitos e sua prioridade absoluta. Destes, a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (1989), leva à consolidação de uma nova doutrina: a da proteção integral da criança, que foi incorporada, no ano seguinte, pelo Brasil, por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990)" (GONÇALVES, 2016, p. 1). GONÇALVES, Gisele. A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS: LIMITES E POSSIBILIDADES. Reunião Científica Regional da ANPED. Curitiba: UFPR, 2016. Com base no exposto, leia as alternativas e assinale a correta. Alternativas Alternativa 1: Segundo Gonçalves (2016), os ideais iluministas exerceram grande influência na história do direito das crianças. Alternativa 2: O direito das crianças não teve grandes dificuldades para alcançar a devida efetivação considerando o contexto internacional. Alternativa 3: A consolidação das leis de proteção às crianças teve êxito no Brasil apenas na década de 1980, a partir da promulgação da Constituição Federal Brasileira. Alternativa 4: A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança trouxe à tona o que conhecemos hoje em nosso país pela Declaração dos Direitos da Criança. Alternativa 5: Os governos passaram a preocupar-se com o direito das crianças a partir dos anos 2000, tendo início com iniciativa bras

Soluções para a tarefa

Respondido por ProfessoraOrtega
4

De acordo com as informações e ideais iluministas, o direito da criança e adolescente só se tornou importante no ano de 2000, com a implantação do ECA - Estatuto da criança e adolescente.

Sendo assim a alternativa correta 5.

Análise e prova que a alternativa 5 está correta.

Vejamos, podemos dizer que a preocupação do governo com os direitos e o estatuto das crianças e do adolescentes, só ocorreu com a criação do ECA - Estatuto da criança e adolescente por volta do ano 2000. Assim o direitos e deveres das crianças foram valorizados, preservados e respeitados a partir dessa data.

O que é ECA ?

Regulamentado pela lei federal nº 8.069/1990, o ECA - Estatuto da Criança e Adolescente, é um fator importante e determinante para a regularização dos direitos para as milhares de crianças e adolescentes no território Brasileiro.

No seu 1° artigo o ECA é definido como uma lei reguladora que favorece a proteção integral da criança e adolescente em estado de vulnerabilidade.

Nesse sentindo a lei repudia quaisquer possibilidade de discriminação dos brasileirinhos menores de 18 anos. Não importando com a sua classe social, raça, cor, idade, opção de gênero, etnia, religião, crenças, deficiência etc.

Essa lei livra todas as crianças e adolescentes de qualquer negligência feita por preconceito, racismo, exploração física do trabalho escravo, exploração sexual, maus - tratos, opressão ou crueldade.

Complemento da sua pergunta

Segundo Gonçalves (2016), os ideais iluministas exerceram grande influência na história do direito das crianças. Alternativa

Alternativa 2: O direito das crianças não teve grandes dificuldades para alcançar a devida efetivação considerando o contexto internacional.

Alternativa 3: A consolidação das leis de proteção às crianças teve êxito no Brasil apenas na década de 1980, a partir da promulgação da Constituição Federal Brasileira. Alternativa

Alternativa 4: A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança trouxe à tona o que conhecemos hoje em nosso país pela Declaração dos Direitos da Criança. Alternativa

5: Os governos passaram a preocupar-se com o direito das crianças a partir dos anos 2000, tendo início com iniciativa brasileira a partir da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Portanto a alternativa correta opção 5.

Saiba mais sobre o ECA aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6937417

#SPJ4


rafaelaoliveiramodel: É a 4
As pessoas também perguntam
O que diz a Convenção dos Direitos da Criança?
A Convenção diz que a infância é separada da idade adulta e dura até os 18 anos [No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 2º, considera criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade]; é um tempo especial e protegido, no qual meninas e meninos ..
Respondido por carloseduardo9526
0

Resposta:

Explicação:

5: Os governos passaram a preocupar-se com o direito das crianças a partir dos anos 2000, tendo início com iniciativa brasileira a partir da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Perguntas interessantes