O cloreto de cálcio (CaCl2) é um sólido higroscópico, ou seja, que absorve facilmente a umidade do ambiente em que se encontra. Devido a essa característica, tem grande aplicação na composição da salmoura para sistemas de refrigeração e em produtos antimofos. O cloreto de cálcio é resultado da ligação entre os elementos Ca e Cl, cujos números atômicos são, respectivamente, 20 e 17. Com base no diagrama de Linus Pauling, descreva a configuração eletrônica desses elementos e explique que tipo de ligação química realizam entre eles. Explique como este tipo de ligação funciona.
Soluções para a tarefa
Através da distribuição eletrônica e análise da tabela periódica podemos prever o tipo de ligação que os elementos podem fazer.
- Distribuição eletrônica do cálcio (Ca) e do cloro (Cl):
Cálcio (₂₀Ca): 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s²
Cloro (₁₇Cl): 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁵
O átomo de cálcio irá doar os dois elétrons da camada de valência formando o cátion Ca²⁺. Já o átomo de cloro irá receber um elétron formando o íon Cl⁻.
Composto formado:
Ca²⁺ + Cl⁻ ⇒ CaCl₂
A ligação que ocorre entre os átomos neste composto é do tipo iônica, pois temos uma transferência de elétrons.
Metal + ametal ou metal + hidrogênio ⇒ ligação iônica
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/28004632
https://brainly.com.br/tarefa/27020350
Resposta:
Resposta:
20 e 17. Com base no diagrama de Linus Pauling, descreva a configuração eletrônica desses elementos e explique que tipo de ligação química realizam entre eles.
Cálcio Ca (z=20): 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2
Cloro Cl (z=17): 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5
ligação iônica
Explique como este tipo de ligação funciona.
Explicação:
Resposta:
ligação iônica ocorre entre uma ligação metal e uma não metal,a transferência ocorre quando átomo forte de eletronegatividade encontra um de baixa eletronegatividade, com quem perde elétrons passa a ter carga positiva e quem recebe passa a ter cargas negativas se tornando um ânion.
como cargas negativas de atraem, os íons fica ligados por cargas elétricas gerando a ligação iônica.