História, perguntado por jvmartisns7431, 5 meses atrás

A história da educação no Brasil foi marcada por um controle rígido do Estado e, ao mesmo tempo, direcionado para beneficiar grupos determinados da sociedade. Também, sua proposta educacional limitou a relação entre o ensino e a vida social prática. Muitos consideram que as propostas educacionais no Brasil foram "letras mortas". Não se realizava de forma concreta o que se propunha entre a retórica e a lei. Sobre a história da educação brasileira no período da colonização, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas. ​ A educação brasileira foi estabelecida para atender o aclame popular. Voltada aos interesses de grupos marginalizados, como os indígenas, esta prática fez com que a alfabetização dos nativos fossem percentualmente maior do que a população de homens livres da colônia. PORQUE A educação fez parte do projeto colonizador português, que buscava dominar o território brasileiro. A catequização dos indígenas buscava submetê-los aos interesses da coroa portuguesa. Mesmo nos seminários e colégios, a educação se restringia a poucos privilegiados. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanaSE
2

A educação fazia parte do plano colonial português de governar o território brasileiro, com a educação dos nativos tentando levá-los aos interesses da família real portuguesa e, mesmo em seminários e faculdades, a educação era limitada a poucos privilegiados.

Resposta: A primeira é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.

Educação jesuítica

Os jesuítas no Brasil colônia eram clérigos da Companhia de Jesus que têm como missão proliferar o catolicismo por meio de uma boa formação intelectual e doutrinal. Os primeiros jesuítas chegaram no Brasil em 1549 e revolucionaram progressivamente a educação dos indígenas.

Após a chegada na América portuguesa, estes eclesiásticos em apenas sete dias edificaram a primeira escola de ler e escrever para os indígenas.

Os estabelecimentos de ensino dirigidos pelos jesuítas tinham quatro currículos, com disciplinas hoje consideradas clássicas, que eram ensinadas aos índios:

  • teologia;
  • filosofia (Platão, Aristóteles e São Tomás de Aquino);
  • humanismo (retórica, humanidades, gramática);
  • misto interdisciplinar.

Em 1759, o Marquês de Pombal expulsa os jesuítas de todos os territórios portugueses, deixando os jesuítas na ilegalidade na colônia brasileira.

Para mais informações sobre a Companhia de Jesus no Brasil, acesse:

brainly.com.br/tarefa/53403034

#SPJ4

Perguntas interessantes