O Império Babilônico dominou diferentes povos, como os sumérios, os acádios e os assírios. Para governar povos tão diferentes, o rei Hamurábi organizou o primeiro código de leis escritas, o Código de Hamurábi.“Se um homem acusou outro de assassinato mas não puder comprovar, então o acusador será morto. Se um homem ajudou a apagar o incêndio da casa de outro e aproveitou para pegar um objeto do dono da casa, este homem será lançado ao fogo.Se um homem cegou o olho de outro homem, o seu próprio será cegado. Mas se foi olho de um escravo, pagará metade do valor desse escravo.Se um escravo bateu na face de um homem livre, cortarão a sua orelha.Se um médico tratou com faca de metal a ferida grave de um homem e lhe causou a morte ou lhe inutilizou o olho, as suas mãos serão cortadas. Se a vítima for um escravo, o médico dará um escravo por escravo.Se uma mulher tomou aversão a seu marido e não quiser mais dormir com ele, seu caso será examinado em seu distrito. Se ela se guarda e não tem falta e o seu marido sai com outras mulheres e despreza sua esposa, ela tomará seu dote de volta e irá para a casa do seu pai.”Assinale a alternativa correta:Escolha a alternativa correta
A- As leis aplicavam-se somente aos homens livres e que possuíssem propriedades.
B- Estabeleceu o princípio que todos eram iguais perante a lei e por isso um escravo teria os mesmos direitos que um homem livre.
C- O Código de Hamurábi representava os ideais democráticos do Império Babilônico.
D- O código tinha como princípio a “pena de talião”, resumida na expressão “olho por olho, dente por dente”.
E- O código considerava a mulher propriedade do homem e sem direitos.
Soluções para a tarefa
D- O código tinha como princípio a “pena de talião”, resumida na expressão “olho por olho, dente por dente”.
espero ter ajudado.
Assinale a alternativa correta em relação ao código de Hamurábi: O código tinha como princípio a “pena de talião”, resumida na expressão “olho por olho, dente por dente”. Alternativa correta, letra D.
Criado pelo rei Hamurabi em 1700 a.Cristo., o famoso código que leva seu nome e também é conhecido como Código de Leis, sobrevive até hoje parcialmente preservado em diversas cópias. Tem como inspiração as Leis de Talião “Olho por olho, dente por dente”.
Tinha como finalidade a melhor admistração do povo da Mesopotâmia, ou Babilônico, que possuíam características diversas entre si, e de acordo com o ponto de vista do rei, necessitavam ser controlados e organizados.
No entanto, as pessoas eram desiguais perante a lei, tendo suas sentenças estipuladas levando-se em conta a camada social que os individuos pertenciam.
Outro importante aspecto a ser salientado, é que as leis de Hamurabi não eram documentadas, ou seja, os direitos e deveres dos babilônicos eram transmitidos oralmente. Neste contexto, fica evidente que tais leis podiam ser modificadas de acordo com a vontade própria do povo, o que causava discórdias.
Que tal aprender mais sobre o código de Hamurabi?:
brainly.com.br/tarefa/10506319
Bons estudos!