História, perguntado por julianatolentin, 1 ano atrás

A grande crítica que os Sofistas receberam está atrelada à cobrança de seus trabalhos. Os Sofistas cobravam para ensinar a Retórica., “Sócrates compara a sofística à arte da cozinha que procura satisfazer o paladar, mas não se preocupa se os alimentos são benéficos”, caso satisfaça o paladar, não é necessário saber se sua composição é boa ou prejudicial. (ABUZZI, 1992, p. 134)

De acordo com o texto, Sócrates classifica o pensamento dos sofistas comparando-o ao paladar. Como é o pensamento sofista, de acordo com Sócrates no trecho acima?

Superficial;
Empirista.
Científico;
Necessário;
Fundamentado e consistente;

Soluções para a tarefa

Respondido por mauriciostelo
61
Os sofistas firam reputados como grandes mestres, eram procurados por jovens bem-nascidos, dispostos a pagar muito dinheiro para aprender o que os filósofos tinham a lhes ensinar. O jovem buscava junto o sofista a areté(virtude), qualidade indispensavel para o uso da palavra. Os sofistas negam existência da verdade, ou pelo menos a possibilidade de acesso a ela. O que existe são opinioes: boa ou más, melhores e piores, mas jamais falsas e versadeiras.
Acredito que os sofistas ensinavam por pura ambição. A eles e a quem aprendia com eles, nao importava os meios, mas as finalidades.

Vale ressaltar que os sofistas prometiam transmitir o conhecimento da arte de governar os estados e administrar as familias adequadamente. Por outro lado, as condiçoes politicas prevalecentes em Atenas, sob condiçao de estrangeiros, nao lhes eram favoraveis.
Percebe-se, portanto, que frequentar as aulas dos sofistas era um grande privilegio, mas que gerou um embate com os filosofos gregos.

wellingtondiasb: Superficial.
mauriciostelo: Fique a vontade para responder amigo.
Perguntas interessantes