Geografia, perguntado por sergianispader, 10 meses atrás

a globalização e a economia mundo

Soluções para a tarefa

Respondido por laurabacelarp8h7jr
3
Muitos fatores pelos quais nos deparamos na economia mundial nos tempos de hoje, esta relacionados à globalização. Por se tratar de um fenômeno capitalista e complexo. É o resultado da evolução e revolução tecnológica, da eficiência dos mecanismos de informação, de transportes e do surgimento de instituições supranacionais que lhe dão suporte, como a OMC (Organização Mundial do Comércio). Caracteriza-se pela liberdade de circulação de mercadorias, capitais e serviços entre os países.

Os grandes beneficiários da globalização são os países que compõem o BRICs, países estes considerados emergentes, com grandes economias geradas pelas exportações, e de mercado interno e cada vez mais ocupando presença mundial.

O mercado encontra-se mais do que nunca controlado pelas gigantes corporações multinacionais, que espalham seus investimentos nos 5 continentes, e o Estado se transforma em um instrumento de expressão.

A globalização definiu para o mundo uma nova organização do espaço geográfico, impactando todas as regiões do mundo, ampliando diferenças entre os países desenvolvidos e dos a caminho do desenvolvimento, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gera expansão do capitalismo, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu empreendimento até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois, a comunicação na era da globalização permite tal expansão, porém, a consequência é o aumento da competitividade.

Manifestos surgem no mundo todo, com relação relação as consequências negativas que a globalização traz para os países, das quais os atingem incluindo os desenvolvidos. Esses movimentos partem de um princípio de que, as multinacionais conquistaram tanto poder que estão moldando o mundo segundo seus interesses econômicos.

Perguntas interessantes