"A gestação normal está associada a ajustes fisiológicos e anatômicos que acarretam acentuadas mudanças no organismo materno, incluindo a composição dos elementos figurados e humorais do sangue circulante. Provavelmente, em nenhuma outra fase do ciclo vital exista maior mudança no funcionamento e forma do corpo humano em tão curto espaço de tempo. Muitas dessas mudanças iniciam-se desde o momento da nidação e se estendem por todo período gestacional até o término da lactação. O conhecimento de tais mudanças é necessário para uma adequada avaliação do "processo-doença" induzido pela gestação"
Soluções para a tarefa
De acordo com os dados fornecidos no enunciado da questão, bem como considerando os conceitos sobre gestação, podemos afirmar que a resposta correta está na letra D, ou seja, sobre o período da gestação e parto, a incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho é um fator de risco.
Das fases da gestação
A gestação se inicia com a fecundação do gameta feminino (óvulo) pelo gameta masculino (espermatozoide), o que originará o zigoto (ovo). Assim, o processo gestacional consiste no período de crescimento e desenvolvimento do embrião.
Concluída essa fase de zigoto (ao término da segunda semana) e após a ocorrência de diversas mitoses, há a transformação em embrião, que se fixará à parede do útero (nidação). É quando tem início a gravidez, cuja conclusão se dará com o parto. Decorridas 8 semanas, o embrião se transformará em feto.
De maneira geral, o processo gestacional dura 40 semanas, que são divididas em 3 trimestres:
- Primeiro trimestre - Ocorre o desenvolvimento dos órgãos mais importantes para a transformação do óvulo em embrião;
- Segundo trimestre - Os sistemas do feto são concluídos;
- Terceiro trimestre - O feto ganha peso e altura.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"Sobre o período da gestação e parto, assinale a alternativa correta:
a - Hoje em dia, a idade da mãe, não é mais um fator relevante a ser considerado no Pré-Natal.
b - Quando a mulher tem sinais de dúvida em relação a maternidade no início da gestação, significa que ela não deseja este filho.
c - A insegurança alimentar da gestante, apesar de grave, infelizmente, ainda não está elencada como um problema de saúde pública.
d - A incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho é um fator de risco.
e - Escutar os anseios da mulher que está se preparando para ser mãe, não é um ponto importante no pré-natal."
Saiba mais sobre gestação em: brainly.com.br/tarefa/28271725
#SPJ4