Física, perguntado por deborahsilvinhp74e3x, 1 ano atrás

A foto tirada por Marcello Vitorino mostra uma imagem que registrou descargas elétricas atmosféricas na zona oeste da cidade de São Paulo durante um recente movimento social.
Tais descargas elétricas atmosféricas podem ser produzidas em diferentes situações e de diferentes formas. Essas descargas podem ser geradas entre nuvens, dentro de nuvens, entre nuvem-solo ou solo-nuvem.
São também chamadas de relâmpagos e ocorrem devido ao rápido movimento de elétrons de um ponto a outro.

Esse movimento provoca uma produção de luz e uma mudança brusca da temperatura ao redor da descarga.

Sobre descargas elétricas atmosféricas, é correto afirmar que:

(A) ocorrem em nuvens de tempestades com chuvas e ventos intensos.

(B) a melhor maneira de nos protegermos desses fenômenos é no meio de uma multidão.

(C) se originam porque o ar é considerado um excelente condutor elétrico em condições normais.

(D) sua origem se dá devido à presença de um intenso campo elétrico que promove uma unificação das redes cristalinas entre nuvem e ar.

(E) ocorrem devido à quebra da rigidez dielétrica do ar, promovida pela ionização dos seus átomos em virtude de um intenso campo elétrico.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta: e)

Uma descarga elétrica consiste no deslocamento de cargas entre polos de um campo elétrico. No caso das descargas elétricas atmosféricas, esse campo elétrico é formado entre as nuvens e o solo.

Tal campo elétrico é gerado devido à polarização de cargas nas nuvens, o que induz no solo a concentração de cargas de sinal oposto. Como consequência a essa oposição de sinais de cargas, há a tendência de atração dessas cargas, produzindo assim o fenômeno do raio (elevada troca de cargas em curto intervalo de tempo).

É importante destacar que esse fenômeno só acontece, pois o campo elétrico gerado é tão intenso que acelera os poucos íons presentes no ar, favorecendo a ionização do ar atmosférico, ou seja, fazendo com que o fluido do ar, a princípio molecular (N₂ + O₂ + Argônio + CO₂), apresente mais íons, e assim seja capaz de conduzir eletricidade. Processo que se denomina tecnicamente como ruptura dielétrica do ar.

Perguntas interessantes